Veja quais ervas medicinais são contraindicadas para tomar durante a gravidez

Confira algumas ervas medicinais que toda gestante deve ficar longe

Manaus, quarta-feira, 20 de abril, por Jonas Santos – Conhecidas por seu poder e pelos seus benefícios à saúde, as ervas medicinais são bastante. Elas podem oferecer uma grande variedade de benefícios. Contudo, para as gestantes essas ervas podem causar alguns maus que devem ser considerados. Gestantes podem sim, tomar chás, mas nem todos são recomendados. Dessa forma, o Vida de Casa separou algumas ervas medicinais para evitar durante a gravidez.

A princípio, os cuidados durante uma gravidez precisam ser redobrados quando se trata de tomar chás. Alguns chás que ajudam na saúde podem prejudicar bastante a gravides. Isso acontece porque algumas das ervas possuem substâncias que podem prejudicar o desenvolvimento do feto. Acompanhe algumas das ervas medicinais que você precisa evitar durante a gravidez.

Veja agora: Plantas comestíveis e selvagens: veja quais delas estão no Brasil e onde encontrar
Ervas medicinais para evitar durante a gravidez
1 – Hibisco
Primeiramente, o hibisco pode diminuir os níveis de progesterona, hormônio que está envolvido no desenvolvimento do feto. Isso influência no caso de mulheres que já tenham alguma dificuldade para engravidar. Essa entre as ervas medicinais tem o efeito de induzir a menstruação e causar mutações. Por esse motivo, o chá de hibisco é contraindicado para gestantes.
2 – Boldo, arruda, carqueja, romã, cavalinha, arnica
Essas ervas medicinais também são estritamente proibidas durante a gestação. Estudos já comprovaram os efeitos tóxicos e abortivos dessas ervas. Portanto, é importante evitá-las principalmente durante o primeiro trimestre de gestação. Além disso, outras ervas com propriedade abortiva são a erva-de-bicho, a buchinha do norte, a espirradeira, etc.
3 – Canela, chás com cafeína e hortelã
Por fim, outras ervas medicinais para você evitar durante a gravidez são a canela, hortelã e alguns chás com cafeína. O chá de canela tem efeito abortivo se você tomá-lo em excesso. É desaconselhado o seu uso enquanto chá ou suplemento por conta da concentração ser muito alta. Já os chás com cafeína são estimulantes do sistema nervoso e aceleram o metabolismo. Entretanto, a hortelã pode diminuir a quantidade de leite materno. Evite esses chás para não haver complicações graves durante a gravidez.

Veja também: Bromélia: saiba como plantar essa espécie tão charmosa; Saiba mais agora

Enfim, estes foram alguns exemplos de ervas medicinais que devem ser evitadas durante a gravidez. Se você tomar os chás com estas ervas durante a sua gestação é possível que venha ter complicações. Segundo uma matéria ao site G1, em agosto de 2021, as gestantes devem ficar atentas, pois alguns chás têm propriedades abortivas, há risco de má formação fetal e possibilidade de causar contrações uterinas. Por fim, fique com este vídeo do YouTube: 5 plantas abortivas – uso restrito na gravidez.

Confira também: Hoje você vai aprender a plantar batata; Confira mais agora mesmo

Comentários estão fechados.