Sopa de caqui? Aprenda a fazer sobremesa sem açúcar mais saudável que você vai ver

Tudo o que você vai precisar será de caquis maduros e alguns acompanhamentos

São Paulo, quinta-feira, 24 de março por Lucca Ranoya – A sopa de caqui está mais para um grande creme de fruta do que para uma sopa líquida. Pode soar estranho a princípio, mas garantimos que o prato fica delicioso! Tudo irá depender, na verdade, da qualidade dos caquis que decidir comprar para a receita.

Primeiramente, os caquis devem estar maduros! Esse é o ponto-chave para que a sua sopa de caqui fique super doce e não amarre na boca. Além disso, prefira o caqui da variedade rama forte para fazer sua sopa de caqui. Isso porque a polpa é mais macia e combinará melhor com a proposta da sobremesa. O Vida de Casa é um blog que te conta tudo sobre o mundo das plantas, inclusive, te ensina a preparar receitas exclusivas usando vegetais e frutas da época! Não deixe de conferir as nossas matérias.

Veja também: Sorvete caseiro: aprenda a fazer 3 receitas deliciosas e fáceis de preparar

Sopa de caqui Aprenda a fazer sobremesa sem açúcar mais saudável que você vai ver - Reprodução Canva Sopa de caqui Aprenda a fazer sobremesa sem açúcar mais saudável que você vai ver – Reprodução Canva
Ingredientes da sopa de caqui

5 caquis rama forte maduros
1 pitada de canela em pó
1 pitada de flor de sal ou sal marinho
1 colher de sopa cheia de cacau nibs

Como fazer a sopa de caqui
Ressalvas
Em primeiro lugar, atenção as dicas mencionadas acima na hora de escolher as frutas. Se possível escolha caquis orgânicos. A pitada de canela e flor de sal, dão um toque exótico para o gosto da fruta, tão conhecido e apreciado pelos brasileiros. O cacau nibs pode ser substituído por 2 colheres de sopa de uma granola caseira, porém, dessa forma, a receita deixaria de ser sem açúcar. O sal refinado deve ser evitado pelo seu maior poder de salgar. Se for usar, use uma pitada realmente pequena.

Mas, fique a vontade de criar e mudar a base da sopa de caqui. O que não pode faltar, obviamente, serão as próprias frutas. Contudo, você pode adicionar iogurte, algum tipo de cereal, sementes e castanhas variadas ou até mesmo outras frutas como a banana, que combina muito bem com o paladar tropical do caqui.

Leia também: 5 frutas que auxiliam o trânsito intestinal e são altamente anti-inflamatórias
Passo a passo e dicas
Enfim, para fazer, lave os caquis e esprema-os com as mãos dentro de um recipiente de vidro. O ideal é que você retenha as cascas para que a textura da sopa de caqui fique mais agradável. Em seguida, coloque o sal, a canela e misture com a colher. Quando incorporar, transfira o doce para uma tigela e decore o topo com os pedacinhos de cacau. Está pronto!

Ainda assim, se quiser deixar sua sobremesa ainda mais “top”, prepare-a antes do almoço e coloque-a na geladeira para ficar geladinha. A sopa de caqui, além de ser uma sobremesa 100% natural, é rica em fibras, vitaminas, minerais, água e traz saciedade, evitando compulsão exagerada que os doces industrializados trazem.

De acordo com a matéria escrita pela Samantha Cerquetani, publicada pela Uol, no dia 17 de janeiro de 2020, o consumo regular do caqui faz bem para o coração, melhora a visão, ajuda na formação do bolo fecal e combate o estresse oxidativo do nosso estilo de vida.

Aproveite o pico de safra da fruta e consuma o doce que a natureza nos deu de presente! E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal da “Karen Honorato” e entenda mais afundo os benefícios que o consumo do caqui pode trazer!

Você também pode gostar: Bolo de banana fácil e gostoso para fazer hoje e surpreender a família

 

Comentários estão fechados.