Os 7 benefícios do maracujá que vão além do seu efeito calmante

Uma fruta peculiar, azedinha-doce e muito aromática

São Paulo, sexta-feira, 25 de março por Lucca Ranoya – O maracujá é uma fruta muito conhecida no Brasil. Ele é produzido pelas plantas do gênero Passiflora. O maracujazeiro possui mais de 150 espécies registradas, produzindo frutos com sabores levemente diferentes, cores e tamanhos variados.

Ainda assim, o tipo mais comum que encontramos nas feiras e mercados de todas as cidades é o maracujá amarelo, que tem a polpa amarelo-alaranjada e azedinha. O Vida de Casa traz diariamente informações e curiosidades sobre o mundo das plantas e da jardinagem! Se você se interessa pelo assunto, fique por aqui e cheque as nossas matérias!

Leia depois: Azeite de oliva extravirgem: alimento ou remédio? Conheça os benefícios desse óleo

Os 7 benefícios do maracujá que vão além do seu efeito calmante - Reprodução Canva (1) Os 7 benefícios do maracujá que vão além do seu efeito calmante – Reprodução Canva (1)
Bomba antioxidante
O maracujá possui muitos compostos antioxidantes que auxiliam no funcionamento correto do corpo humano, preservam o nosso DNA, neutralizando radicais livres e fornecendo nutrição na foma de vitaminas, água e minerais. Todas as doenças que se manifestam devido a uma sobrecarga de radicais livres podem ser prevenidas com o consumo regular do maracujá.
Suporte para o sistema imune
Pelo maracujá ser fonte de dois nutrientes muito influentes na saúde imune, considera-se que o consumo da fruta pode auxiliar no fortalecimento imunológico, visto que fornece alguns dos materiais básicos para que, esse, funcione da melhor forma. São eles, a vitamina C e a beta-criptoxantina.
Auxilia na formação do bolo fecal
Em terceiro lugar, o maracujá é uma fonte significativa de fibras dietéticas quando consumido em seu estado in natura. Dessa forma, o consumo da fruta auxilia na formação do bolo fecal, amolecimento das fezes e alívio da constipação. Claro que isso, quando é aliado a uma hidratação adequada e um estilo saudável. Sempre siga as orientações da sua nutricionista.

Conheça também: Rabanete: conheça os benefícios nutritivos e propriedades medicinais da planta
Diminui a velocidade de absorção de açúcares provenientes da dieta
Além disso, essa quantidade de fibra diminui a velocidade com que os açúcares da sua dieta são absorvidos pelo organismo. De uma forma geral, esse é um dos papéis das fibras dietéticas. Por isso, o açúcar das frutas, geralmente é melhor tolerado do que os açúcares refinados. Contudo, se você é diabético ou convive com uma doença crônica, sempre consulte seu médico antes de incluir algum alimento na sua rotina.
Combate a anemia
O consumo de maracujá pode ajudar no combate a anemia por deficiência de ferro. Entretanto, comer uma fruta não resolverá o problema. Mas pode fazer parte da solução, uma vez que fornece uma quantidade significativa de ferro e vitamina C, um combo importante para a otimização da absorção do ferro não-heme (ferro vegetal).
Alivia problemas oculares
O maracujá pode te ajudar a diminuir a velocidade de degeneração macular devido a sua alta concentração de vitamina A. A vitamina A é imprescindível para a saúde dos olhos, visto que desempenha papel importante na construção dos tecidos de revestimento interno, secreção e excreção de substâncias, como aponta o texto publicado na biblioteca virtual em saúde, site de saúde do ministério da saúde.
Encaixa em dietas de perda de peso
Por fim, o maracujá é uma opção excelente para ser encaixado em dietas de perda de peso. Isso porque traz os benefícios únicos que as frutas trazem e possui poucas calorias por porção. Além de ser uma bomba nutricional. Ademais, tem uma quantidade aceitavelmente baixa de carboidratos, o que o faz ser uma das opções usadas em dietas de baixo carboidrato. E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal “Nutricionista Patricia Leite” e conheça outros benefícios da fruta.

Leia também: 6 espécies de frutas que são nativas do Brasil: conheça essas 6 frutas brasileiras

Comentários estão fechados.