Guia de cultivo para iniciantes! O passo a passo para você germinar uma semente

Um processo simples e muito bonito de se ver

As sementes são a parte que muitos vegetais usam para ganhar território e se espalhar pelo mundo. Isso acontece porque, da semente, cria-se uma outra planta daquela espécie. Nessa quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022, você aprenderá a germinar uma semente de forma genérica! Confira!

Antes de tudo, é importante ressaltar que cada espécie de vegetal tem um tipo de necessidade e requerimento quando pensamos em reprodução e germinação de sementes. Ainda assim, existem algumas diretrizes básicas que servem para a maior parte delas! Por isso, o Vida de Casa trouxe esse artigo explicando quais são elas e compartilhando o processo básico de germinação para quem não conhece nada sobre o assunto.

Receita deliciosa aqui: você conhece o guacamole? Uma receita de molho pronta em 10 minutos

Guia de cultivo para iniciantes! O passo a passo para você germinar uma semente - Reprodução Canva (2) Guia de cultivo para iniciantes! O passo a passo para você germinar uma semente – Reprodução Canva (2)
Escolha uma semente saudável
O primeiro passo para que sua germinação dê certo está no momento da escolha da semente. Se você for comprar uma semente seca, que já estocada, sempre pergunte para quem está te vendendo a quanto tempo ela está seca. Avalie se está rachada ou se apresenta mofo.

Claro que se ela estiver sido bem guardada, não apresentará problemas em germinar e crescer quando passar pelo processo de despertar. Contudo, evite comprar sementes que foram tratadas de alguma forma, química ou por irradiação, porque essas tendem a não “irem para a frente” na hora de germinar.
Semente fresca
Entretanto, existe também a possibilidade de germinar sementes que estão frescas e que acabaram de sair do fruto ou fruta. As chances de germinar dessa forma aumentam, portanto, prefira germinar sementes quando estão frescas e que tem origem proveniente de alimentos orgânicos.

Bateu a fome: receita de quibe frito recheado! Aprenda o passo a passo desse petisco popular
Passo a passo
Em primeiro lugar, caso sua semente esteja em estado de dormência (se está seca), o primeiro passo é despertá-la para que ela comece a germinar. Para isso, coloque a sua semente em um recipiente com água por 8 horas. Isso a reidratará e sinalizará que ela está pronta para começar a germinar.

Depois, coloque-a em um copinho, envolvida por um algodão ou pano úmido por alguns dias até perceber que um brotinho despontou. Agora, os processos da semente seca e da semente fresca são iguais. Prepare o seu vaso (não precisa ser grande, um vaso pequeno dá conta) e enterre as sementes delicadamente a 1 centímetro de profundidade.

Mantenha o solo sempre úmido para que o broto possa crescer e conserve o seu vasinho em um local protegido do sol direto. Por fim, em alguns dias, sua semente terá germinado e estará caminhando para se tornar uma muda! Parabéns!

E aí, curtiu o processo? Fique com o vídeo do canal Horta Orgânica para mais informações.

Não perca essa aqui: como fazer uma horta em espaços pequenos? 3 dicas de ouro para aplicar ainda hoje

 

 

Comentários estão fechados.