Flor gloxínia: cultivo e cuidados para dar mais alegria e beleza à sua casa

Conheça essa linda e delicada flor que deixará seu ambiente mais alegre

Se você gosta de beleza e encanto, a flor gloxínia é uma ótima opção para os ambientes internos, varanda e para o seu jardim. Neste sábado, dia 5 de março, veja como ter essa verdadeira joia em forma de flor enfeitar e levar mais alegria à sua casa.

É sempre um prazer a mais ter uma linda e delicada flor como essa enfeitando nosso dia a dia, trazendo sensações de paz e leveza. Por isso, o blogue Vida de Casa dá, agora, essas dicas para você ter e manter mais essa excelente opção de complemento dos seus ambientes.

Veja também: 5 plantas que se dão bem em climas quentes! Lista especial de verão
Cultivo e cuidados básicos para ter a flor gloxínia vistosa e saudável
Parente das violetas, ela tem pétalas aveludadas e em cores que variam pelo rosa, roxo, laranja e vermelho, com misturas de branco. Por conta dessas características tão singulares, essa delicada flor recebeu o apelido carinhoso e delicado como ela de tulipa brasileira.

A terra e o plantio: essa plantinha bebe bastante água, então, escolha uma terra porosa e leve, com riqueza em material orgânico que ajude a conservar a umidade.
Importância da adubação: sempre prefira adubo de origem animal misturado com húmus. Além disso, faça a adubagem, sempre uma vez por mês. O húmus é produzido por minhocas e você encontra nas lojas de jardinagem, pecuárias e mercados.
Como regar: faça a rega, duas vezes por semana, mas atenção, nunca deixe a terra ficar completamente seca. É fundamental que ela esteja sempre úmida e, assim que perceber que a umidade está baixa, faça a rega suficiente para retornar a umidade.
Insolação: apesar de a gloxínia precisar muito de luz, nunca a deixe diretamente sob o sole, sempre preferindo luz abundante, mas indireta.

É importante que você dê atenção aos cuidados recomendados, pois, essa flor precisa de atenção frequente para crescer e florir com saúde. Ainda assim, não é difícil mantê-la vistosa e bonita, já que os cuidados são frequentes, mas também são simples e não tomam muito tempo.

Confira ainda: Final da safra de seriguela! E aí, vai ficar de fora? Conheça 5 benefícios da fruta
Os cuidados especiais, durante as estações frias
A flor gloxínia perde todas as folhas, no outono, portanto, não há necessidade de fazer a rega, nesse período. Ela entra em um estado de repouso e não floresce nas estações mais frias. Quando chegar o inverno, retire os bulbos (bolinhas subterrâneas) e guarde-os em lugar fresco e arejado.

Ao chegar à primavera, replante aqueles bulbos que você guardou no inverno, tome os cuidados já mencionados e ela irá florescer linda e vistosa. Para saber mais dicas e ter mais detalhes sobre os cuidados necessários, assista ao vídeo do canal do YouTube “Nô Figueiredo” que segue abaixo.

Não deixe de ver: Horta simples e barata: aprenda a cultivar cebolinha verde em garrafa pet

Comentários estão fechados.