Conheça um pouco mais sobre capim cidreira e erva cidreira

Veja os benefícios de cada planta, as características e os cuidados com o exagero de consumo

O assunto desta vez aqui no Vida de Casa, do Diário Prime hoje, 07 de novembro, são os benefícios principais do capim cidreira e erva cidreira. Você sabe a diferença entre estas plantas, os benefícios do chá de cada uma e os cuidados contra os exageros? Então, fique até o final para aprender tudo isso.
Conheça um pouco mais sobre capim cidreira
Antes de falar sobre a diferença e benefícios do capim cidreira e erva cidreira, vamos falar apenas do capim. Conhecido também como por capim-santo ou capim-limão, o capim cidreira é uma planta nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. Além disso, este é um nome popular também dado à espécie Melissa Officinalis.

Por isso, é muito usado na medicina popular. As folhas, quando fervidas, têm propriedades analgésicas. A saber, pode ser usada como calmantes, antidepressivas, diuréticas, expectorantes, pode combater a febre, ser bactericida e estimulante da circulação estomacal.

Por todos esses benefícios, o chá de capim-cidreira é capaz de ajudar no combate à depressão, às crises de ansiedade, insônia e estresse. Além disso, a infusão é ótima para doenças inflamatórias como reumatismo, inflamação dos rins e problemas no fígado. Sem contar que atua no relaxamento muscular.

Leia também: Gatos na horta: saiba como afastar os bichanos de seus canteiros
Onde encontrar as folhas
As folhas do capim cidreira são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, até mesmo em alguns supermercados e hortifrutis. Se não é muito familiarizado com as plantas, peça orientação no local para não acabar levando a erva cidreira por engano.

Mas, evite consumir em grandes quantidades. Vale informar que o excesso de consumo do capim cidreira pode levar a problemas de gastrite e azia.

Ademais, o excesso de consumo em gestantes pode ter efeito abortivo, além de outros efeitos colaterais quando consumida junto com remédios calmantes. Por isso, é sempre bom o acompanhamento de um médico nutricionista quando se trata do consumo do capim cidreira.

Você pode gostar: Plantas para cultivar dentro de casa: dicas maravilhosas que deixará o ambiente mais agradável

Capim cidreira Foto reprodução do pxfuel Capim cidreira Foto reprodução do pxfuel
Saiba mais sobre a erva cidreira
A melissa ou erva-cidreira-verdadeira (Melissa officinalis) é um arbusto com folhas grandes e ovaladas. É uma planta nativa da Europa meridional, parente da menta e da hortelã, utilizada pelo homem desde os tempos da Grécia antiga.

São plantas de clima mais temperado e com flores pequenas, geralmente esbranquiçadas ou rosadas que atraem as abelhas. Por isso, seu gênero botânico é “melissa”, que em grego significa “abelha”.
Tamanho, cor e cheiro desta planta
A erva-cidreira é uma planta rasteira e pode atingir entre 20 a 80 cm de altura e possui caules ramificadas a partir da base. Suas folhas são verde-escuras na parte superior e verde-claras na parte inferior. Todas as partes da planta exalam um cheiro semelhante ao do limão, por isso, muitas pessoas acabam confundindo a erva cidreira com outra planta bem popular no Brasil, o capim-limão.

Erva cidreira Foto reprodução do pixabay Erva cidreira Foto reprodução do Pixabay

O chá é ideal para quem tem problemas digestivos ou sofre de ansiedade. Além disso, alguns estudos apontam que ele age como sedativo natural. Por fim, não é à toa que alguns aromaterapeutas recomendam seu óleo para tratamento de depressão, ansiedade, dor de cabeça nervosa e insônia. Mas, ressaltando novamente: cuidado para não confundir capim cidreira e erva cidreira.

Comentários estão fechados.