Como plantar pepino: aprenda a forma correta de cultivar esse fruto

O pepineiro chega a até 3 metros de comprimento

Brusque – Santa Catarina, terça-feira, dia 22 de março – Aprender a plantar pepino é uma atividade interessante para quem gosta desse fruto e possui o espaço necessário em casa. Afinal, o pepineiro chega a até 3 metros de comprimento, sendo que ele cresce de forma rasteira, como a melancia.

De uma forma geral, o consumo do pepino é bastante comum em todo o mundo, principalmente cru, em saladas, quando ele ainda não está maduro. Esse é um alimento rico em água e potássio, sendo ideal para a hidratação do corpo. Por isso, o Vida de Casa vai mostrar como fazer o seu plantio adequado.

Veja também: Use pepino para a melhora do ritmo intestinal: veja os principais benefícios – Vida de Casa
Como plantar pepino
Na hora de plantar o pepino, um ponto que faz a diferença é evitar um sistema de mudas. Dessa forma, basta plantar as sementes diretamente no solo da horta ou quintal. Para isso, é recomendado que se faça um buraco de cerca de 2 cm ou 3 cm de profundidade.

Já em relação ao espaçamento, quando se trata de um cultivo rasteiro, o ideal é deixar ao menos 2 metros de uma fileira para a outra e 1 metro entre cada pé da mesma fileira. Com isso, em até 15 dias as sementes já estarão germinadas.

Confira: Cha de espinheira santa saiba fazer e se livre dos problemas estomacais
Clima, solo e irrigação ideal para o pepineiro
O pepino gosta bastante de climas mais quentes, de até 30 graus, mas não se dá tão bem com vento, como mostra a matéria publicada 5 de março de 2021, no Wikipédia. Assim, para o seu desenvolvimento é preciso proporcionar uma boa luminosidade, com uma incisão direta do sol por ao menos 3 horas durante o dia.

Já em relação ao solo, é necessário buscar um espaço fértil, com uma boa quantidade de matérias orgânicas, que ofereça a drenagem correta. No entanto, não é preciso se preocupar em oferecer um substrato com nitrogênio, já que o pepino não necessita tanto desse elemento.

Por fim, quanto a irrigação desse fruto, é fundamental que ela aconteça de forma frequente, buscando deixar o solo sempre úmido. Vale lembrar que suas raízes devem permanecer sempre em contato com a umidade, mas nunca com um solo totalmente encharcado. Basta apenas fazer regas regulares sem exageros na quantidade de água.
Hora certa de colher
Um ponto positivo de plantar pepino é que o fruto se desenvolve de forma rápida. Assim, em um período de 1,5 a 2 meses após o plantio, já é possível fazer a colheita. Nesse sentido, é sempre importante lembrar que o correto é esperar que o fruto cresça o suficiente, mas que não amadureça. Veja mais no vídeo do canal “Os meninos do pepino”:

Leia mais: Crossandra: saiba como cuidar dessa planta de flores alaranjadas – Vida de Casa

Comentários estão fechados.