Como fazer um substrato orgânico? Confira itens baratos e surpreenda-se com suas novas plantas

Veja como fazer um bom substrato para as suas plantas

Laguna, quarta-feira, 30 de março — Se você percebeu que suas plantas estão meio “para baixo”, quer dar vida a elas, e ainda deixá-las mais saudáveis, a dica de hoje é especialmente para você! Neste post nós vamos te ensinar a compor o substrato das suas plantas, tornando-o um substrato orgânico.

Antes de tudo, se você gostar dessa e de outras dicas maravilhosas do Portal Vida de Casa, compartilhe com seus familiares e amigos! Agora, confira o que você pode usar para preencher o seu substrato e manter suas plantas ainda mais lindas e saudáveis, de um jeito prático e gastando pouco.

Acompanhe também essa dica especial: Casca de limão nas plantas: saiba como usar esse inseticida natural
Substrato orgânico: veja como ser sustentável
“Pedro produz adubo a partir de folhas e restos de alimentos. O processo conhecido como compostagem fornece um substrato rico em nutrientes, importante no desenvolvimento das plantas.”. Neste trecho, de uma publicação feita por Nosso Campo, TV TEM ao site G1 em outubro de 2020, mostra como optar por um substrato orgânico pode ser mais eficiente e sustentável.
Veja como compor o seu substrato
1- Folhas secas
As folhas secas são uma ótima opção para quem quer acrescentar algo novo em seu substrato orgânico. Seu modo de agir é simples, com o tempo, as folhas se decompõem e os nutrientes ficam no solo. Sendo assim, servem como fertilizante natural, corrigindo a nutrição e enriquecendo o solo.
2- Fibra de coco
Essa novidade permite a absorção e a conservação da água na raiz da planta, por isso é tão indicada para ser posta em substratos. Além disso, libera nutrientes que colaboram para um melhor crescimento da planta e evitam problemas com fungos. Você pode encontrar a fibra de coco em floriculturas ou casas de jardinagem.
3- Húmus de minhoca
O húmus de minhocas é um “adubo de minhocas” feito a partir de resíduos animais e vegetais. É muito usado na adubação das plantas por ser ter uma matéria rica e um ser ótimo fertilizante. Também atua na regeneração da terra e mantém a água à disposição das plantas por mais tempo. Assim, cheio de benefícios para o seu substrato.
4- Esterco curtido
O uso das fezes de vaca, galinha e cavalo é muito comum em plantações, por sempre obterem o resultado esperado. Porém, é o bovino que ganha destaque, principalmente para as flores e os frutos. Isso acontece, pois, além de macro e micronutrientes, também oferece abundância de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

Confira também essa dica de inseticida: Acabe de vez com ácaros e fungos nas suas plantas; veja agora como resolver esse problema

Enfim, com essas técnicas você pode melhorar cada vez mais o seu substrato orgânico, melhorando a qualidade das suas plantas, o seu sustento e ainda economizando. Além disso, se você gostou da matéria e quer conferir essas e outras dicas, acompanhe e assista o vídeo abaixo do canal Minhas Plantas.

A seguir, confira essa dica importante: Excesso de água nas plantas: veja como você pode evitar esse problema

 

Comentários estão fechados.