Como fazer cultivo de temperos: dicas que você precisa saber, descubra agora

Aprenda como fazer uma horta de temperos

Laguna, sexta-feira, 18 de março — Horta de temperos é o cultivo de hortaliças e ervas utilizadas na cozinha, como, por exemplo, salsinha, cebolinha verde, alecrim, etc. Que tal ter vários temperos frescos a sua disposição no momento de cozinhar? Não tem coisa melhor do que colher e utilizar no alimento, hortaliças e temperos orgânicos, sem nenhum agrotóxico. Por isso, hoje, vamos te ensinar a fazer o cultivo de temperos. Confira agora!

Temperos são condimentos, substâncias que acrescentadas ao alimento empregam mais sabor, aroma e cor, ou seja, realçam o paladar. São, por exemplo, as especiarias e ervas, utilizadas antes, durante ou depois do preparo do alimento, segundo site Wikipédia em matéria publicada em maio de 2021. E aqui no Vida de Casa, nós te mostraremos dicas de cultivo de temperos que você vai amar! Está imperdível.

Leia também: Como fazer uma horta com pouco espaço: rápido e barato. Descubra agora

Como preparar o cultivo

A princípio, cultivar temperos não é difícil, mas é preciso tomar alguns cuidados para manter suas plantas sempre saudáveis. Antes de mais nada, escolha um vaso de tamanho suficiente para sustentar a planta e confira se tem os furos na parte inferior para drenagem da água.

Contudo, como estamos falando de cultivo de temperos, uma opção muito bonita e útil é utilizar vasos de jardineira. São aqueles modelos retangulares, portanto, mais compridos, que podem ser usados para cultivar mais de uma hortaliça, otimizando o espaço.

Você também pode optar por vasos menores que são opções muito bonitas para fazer um belo canteiro de hortaliças e ervas. Ademais, o próximo passo depois da escolha do vaso é fazer o sistema de drenagem.

O sistema de drenagem nada mais é que uma camada de argila expandida ou brita e uma manta de drenagem. Caso não tenha a manta, você pode utilizar um tecido fino com furinhos. Depois do sistema de drenagem, você precisará preparar o subsolo para o transplante das mudas.

Nessa etapa, o ideal é preparar um substrato bem fértil, com muitos nutrientes. Você pode utilizar uma terra rica em matéria orgânica, terra vegetal e ainda esterco curtido, tendo assim um ótimo adubo, que garantirá que as plantas cresçam saudáveis e lindas.

Preparando as mudas para o cultivo

Caso você não tenha as mudinhas, não se preocupe, pois, essa etapa é muito simples. Você precisará de um copo plástico ou vaso pequeno com furinhos na parte inferior e uma terra boa com adubo. Apenas coloque na parte superior da terra, as sementes da planta que deseja e cubra levemente com terra.

Após o plantio, deixe o vaso em lugar que tenha exposição solar e não tenha muito vento para não ressecar. Regue diariamente com cuidado, utilizando um borrifador e cuide para não encharcar. Após uns dias, você terá uma muda linda e forte.

Como fazer o cultivo

Contudo, com a muda já de tamanho suficiente, sendo de cerca de 8 a 15 centímetros, dependendo da espécie da planta, faça o transplante da muda para o vaso que ficará definitivamente. O vaso em definitivo deve estar preparado com o sistema de drenagem, terra e adubo, conforme descrito anteriormente.

Com as mudas já transplantadas somente deixe-as em um lugar com boa iluminação solar e forneça os cuidados básicos. Na horta de temperos não são exigidos tantos cuidados, mas atente-se no momento da rega. Contudo, com as plantas já em crescimento, as regas devem ser feitas com cuidado para evitar encharcamento. Nossa dica especial é utilizar uma seringa, pois com esse instrumento você conseguirá controlar a quantidade de água, diferentemente do regador convencional.

Como resultado, você terá um lindo cultivo de temperos de forma muito fácil no seu quintal ou em sua casa. Totalmente orgânico e saudável, livre de qualquer agrotóxico. Gostou da nossa dica? Então continue ligado no Vida de Casa, aqui temos dicas e ideias incríveis para suas plantas e seu jardim. Por último, assista o vídeo do canal Cultivando e aprenda a cuidar de ervas em vasos.

Veja mais: Como cultivar margarida em vaso: não plante margarida antes de ler isso; Confira agora

Confira também: Alface: como fazer uma mini horta de forma simples e fácil. Aprenda agora

Comentários estão fechados.