Caldo de cana medicinal: uma receita potente, energética e hidratante

Excelente fonte repositora para atletas e esportistas

Caldo de cana. De antemão, é uma bebida muito amada pelos brasileiros e muito temida devido ao seu alto teor de açúcar. Em primeiro lugar, ele é o líquido extraído da cana-de-açúcar que, quando combinado com outros alimentos, pode formar uma bebida nutritiva, anti-inflamatória e hidratante. Nessa sexta-feira, 11 de março, você descobrirá os benefícios da sua ingestão e aprenderá uma receita para fazer da próxima vez que passar na feira!

Antes de tudo, o Vida de Casa trouxe esse artigo exaltando as propriedades do caldo de cana para informar ao leitor que o equilíbrio na vida, é tudo. Então, até uma bebida alta em carboidratos pode ser encaixada em uma dieta balanceada e trazer benefícios para quem toma. Acompanhe.

Veja também: saiba como preparar farofa para churrasco; confira as receitas

Caldo de cana medicinal uma receita potente, energética e hidratante - Reprodução Canva Caldo de cana medicinal uma receita potente, energética e hidratante – Reprodução Canva
Benefícios e propriedades medicinais do caldo de cana
Teor energético
Além da memória afetiva, a bebida traz muitos outros benefícios, que vão além do seu potencial energético. Primeiramente, vamos entender que o caldo de cana é uma bebida relativamente calórica, contendo em um copo de 300 ml, aproximadamente 250kcal.
Vitaminas e minerais
Portanto, sempre que consumir, consuma com moderação. Além disso, esse líquido docinho entrega também, as vitaminas do complexo B, C, A, minerais como o ferro, cálcio, potássio, fósforo e magnésio, um pequeno teor existente de proteínas e ácidos graxos.

Portanto, pensar que caldo de cana é uma bebida açucarada e nociva, é não compreender a ciência por trás do alimento. Ele pode ser uma ótima opção de nutrição quando colocado em uma dieta equilibrada. Ainda assim, sempre procure um nutricionista quando for realizar qualquer adição ou remoção da sua dieta atual.
Índice glicêmico e contra indicações
Ademais, o caldo de cana é uma bebida que possui um índice glicêmico mediano. O índice glicêmico aponta a velocidade que os açúcares são absorvidos pelo organismo. Por isso, quanto maior a pontuação, mais rápido é a absorção e, por consequência, maiores são os picos de insulina que sua ingestão causa.

Sendo assim, apesar da bebida conter tantos pontos positivos, que encorajam o seu consumo, quem é diabético ou pré-diabético deve evitá-la. Isso porque esse grupo de pessoas apresenta uma resistência a insulina e pode se prejudicar ingerindo alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcares.

Leia também: entenda a importância do nitrogênio para as plantas de apartamento
Propriedades medicinais
Recentemente, foi descoberto, que quem toma caldo de cana recorrentemente, se torna mais resistente à resfriados e doenças crônicas degenerativas, como a catarata e alguns distúrbios do sistema nervoso. Isso pode ser devido a sua alta concentração de antioxidantes e outras propriedades benéficas para o ser humano.
Receita deliciosa
Enfim, para reinventar o caldo de cana tradicional bata no liquidificador:

500ml de caldo de cana
5 pedras de gelo
Suco de 1 limão-cravo ou galego
1 talo de 1 centímetro de gengibre descascado
1 fatia grande de abacaxi maduro

Para isso, compre na feira o seu caldo de cana e prossiga com a receita quando chegar em casa! Além de ser extremamente saborosa e cremosa por causa do gelo, ela soma os benefícios anti-inflamatórios do limão, gengibre e abacaxi, tornando o seu lanche ainda mais nutritivo e saudável. Dica: se quiser coar para se livrar das fibras do abacaxi e gengibre, quando for transferir o batido para um copo, passe por uma peneira.

E aí, curtiu? Por fim, fique agora com o vídeo do canal “Dr. Dayan Siebra” e descubra mais curiosidades do caldo de cana.

Você também pode gostar: xô cecê! Conheça uma alternativa saudável de desodorante que vai acabar com o mau cheiro

Comentários estão fechados.