Tintas para parede: conheça os 3 tipos mais comuns e como usá-las corretamente

Conheça três tipos de tinta que vão mudar sua casa

Quando falamos de tintas para parede, temos que entender que existem vários tipos. Ainda assim, cada uma tem um uso diferente. Elas podem variar entre tintas acrílicas, esmaltadas, epóxi, látex, etc. Contudo, cada uma é indicada para uma área diferente com acabamentos diferentes. Hoje, nessa sexta-feira, dia 25 de fevereiro de 2022, você vai ler sobre os 3 tipos de tintas mais comuns para parede e como você pode usá-las corretamente.

A pintura é algo extremamente importante. Seja na reforma ou na construção de uma casa. É através da pintura que você vai dar mais acabamento e beleza para as paredes da sua casa. Contudo, para que a pintura fique bem feita, é necessário saber qual tinta usar e qual se adapta melhor a cada ambiente. Hoje o Vida de Casa vai te ajudar com esse assunto.

Veja em seguida: quer reduzir as moscas do seu vasinho? Aprenda a usar a cobertura de solo
Tinta para parede
1 – Tinta látex PVA
Essa é a mais comum e utilizada em toda obra. Contudo, a tinta látex PVA deve ser usada somente em ambientes internos e que não recebam água. Ainda assim, é muito fácil de aplicar e tem secagem bem rápida. A grande vantagem desse produto é que ele não tem um cheiro muito forte. Você pode aplicar essa tinta em gessos e drywall sem nenhum problema. Paredes de alvenaria precisam de um revestimento para a aplicação da tinta. Seu acabamento é fosco e a tinta é solúvel em água.
2 – Tinta acrílica
A tinta acrílica é da família das tintas látex, o que a faz ser solúvel em água. Ela é uma tinta mais resistente e pode ser usada em locais externos e molhados. Além disso, pode ser encontrada com os acabamentos fosco, acetinado e semibrilho.

Contudo, a tinta acrílica tem um cheiro um pouco mais forte. Ainda assim, por ser resistente a água, é fácil de limpar e também é resistente ao mofo. Seca fácil e sua aplicação é simples. Como ela tem uma cobertura melhor, você pode aplicar direto na parede sem revestimento. Caso queira uma parede com um acabamento mais fino terá que colocar algum revestimento.
3 – Tinta epóxi
A tinta epóxi é um pouco mais trabalhosa. Não é solúvel em água e deve ser diluída em solventes. Ela é mais resistente e tem maior durabilidade do que as anteriores. Você pode usar a tinta epóxi em locais de alta umidade ou que receba muita água.

Dessa forma, é possível usar essa tinta em pisos, paredes, tetos, etc. Você a encontra em acabamento fosco ou brilhante. Enfim, você pode encontrar a tinta epóxi a base d’água, tal qual é usada em superfícies mais lisas, como azulejos ou cerâmicas.

Veja depois: suas plantas pararam de crescer? Conheça o adubo mais popular do mercado

Por fim, agora que você sabe a base das tintas de parede, entenda qual tipo o seu projeto precisa e mãos a obra! Uma dica é fazer a mesclagem das tintas. Use uma parede brilhosa com uma cor de destaque e deixe as demais foscas, isso pode trazer um diferencial enorme na decoração. Enfim, fique agora com esse vídeo do YouTube: tintas: como escolher o melhor tipo para a reforma.

Confira agora: aprenda a fazer um iogurte de coco 100% natural! Passo a passo muito simples e rápido

Comentários estão fechados.