Leite, faz bem para saúde? Confira aqui os riscos e benefícios (25)

O leite é considerado a fonte principal de cálcio e proteínas para crianças e adultos

Hoje, dia 25 de fevereiro, vamos saber mais sobre o leite mais precisamente, o leite de vaca. Um líquido muito presente na mesa do povo brasileiro. Ele é uma fonte essencial de proteínas e minerais, como o cálcio, que são fundamentais para o crescimento e bom funcionamento dos ossos.

Você toma leite? Cada brasileiro consome em média 170 litros/ano, o que ainda é considerado pouco, visto que a recomendação da ONU é de 200 litros/ano. Acompanhe essas e outras dicas no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime. Continue a leitura para conhecer os benefícios do leite para a saúde.

Veja também: bateu aquela fome? Aprenda a fazer o bolo de caco, uma deliciosa iguaria Nordestina.
Benefícios do Leite
Em primeiro lugar, o leite é uma fonte natural de proteínas e minerais. Além disso, a quantidade de proteínas é suficiente para suprir as necessidades de aminoácidos essenciais para o organismo humano. É também fonte de vitaminas A e D, minerais como zinco, selênio, magnésio e cálcio.

É usado como substituo do leite materno na alimentação de lactantes, a partir do 6° mês, como forma de nutrição complementar. Na infância, adolescência e na fase adulta, ajuda no melhor desempenho da saúde, além de ajudar no bom desenvolvimento neurológico e hormonal.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: meditação: descubra os benefícios dessa prática milenar muito poderosa!

Leite, faz bem para saúde? Confira aqui os riscos e benefícios (25). Reprodução: Canva. Leite, faz bem para saúde? Confira aqui os riscos e benefícios (25). Reprodução: Canva.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: aprenda a fazer o Overnight oats, “aveia dormida”, ideal para um café da manhã saudável.

Outra importante ação deste alimento no organismo humano é no coração, pois, os elementos minerais presentes neste, funciona como um vaso dilatador e anti-hipertensivo natural. Assim, ele ajuda a diminuir a pressão sanguínea. Além disso, estudos recentes mostraram que a gordura do leite não é ruim para o coração como já foi pensado antes.
Intolerância a Lactose
Muitos são os benefícios deste para o consumo humano. E os malefícios? Nem todos podem consumi-lo. Isto deve-se a uma disposição existente no organismo de algumas pessoas. O principal problema que impede o consumo desse alimento é a Intolerância a lactose, que causa indigestão, inchaço e diarreia.

Em conclusão, o leite é um alimento de excelente qualidade que beneficia os ossos, dentes, coração e sistema nervoso. No entanto, fique atento em caso de alergias alimentares. Confira mais informações sobre ele no vídeo abaixo da Nutricionista Patricia Leite.

Comentários estão fechados.