Feijão tropeiro: veja como fazer essa receita de forma simples

É possível variar bastante os ingredientes

O Feijão Tropeiro é um prato bastante tradicional no Brasil, principalmente nas áreas mais interioranas. Ele conta com um sabor marcante e único, devido à mistura de ingredientes. Nessa terça-feira, dia 1 de março, você vai aprender uma forma simples de fazer essa receita.

Além do sabor, o que também chama a atenção para esse prato é justamente o seu perfil nutricional. Afinal, é bastante rico em proteínas, carboidratos, ferro, e muitos outros nutrientes. Por isso, o Vida de Casa vai te ensinar a preparar esse delicioso feijão. Confira!

Leia mais: economizar gás de cozinha: veja 5 dicas simples para economizar seu gás – Vida de Casa
Como fazer feijão tropeiro
Essa é realmente uma receita muito típica do país, que conta com um legado cultural muito forte. E o ponto mais interessante do feijão tropeiro é que ele não possui regras tão firmes que direcionam seu modo de preparo. Assim, é possível variar bastante o prato, trocar as carnes, etc. O básico necessário realmente é a farinha de mandioca, o feijão e as carnes.
Quais são os ingredientes
Para a produção dessa receita, muitos ingredientes são necessários. Assim, para esse feijão tropeiro, será utilizado:

3 linguiças toscanas
2 ovos
1 cebola
Couve a gosto
1 xícara de toucinho,
1 xícara de feijão
4 dentes de alho
1 xícara de bacon
1 e 1/2 de farinha de mandioca
Sal, pimenta-do-reino, cebolinha e salsinha a gosto.

Veja também: acerola: Confira Quais São Os Principais Benefícios Dessa Fruta – Vida de Casa (diarioprime.com.br)
Preparando a receita
O primeiro passo para fazer o feijão tropeiro é realmente cozinhar o feijão. Nesse caso, vale lembrar que é importante deixá-lo mais firme. Afinal, caso ele esteja muito cozido, acaba não dando o gosto e a textura característica da receita.

Assim, o segundo passo é fritar as carnes. Para isso, simplesmente frite o toucinho, o bacon e a linguiça em uma panela. Uma dica é começar pelo toucinho e fazer a fritura de cada carne separadamente, uma por vez, mas utilizando a mesma panela e a mesma gordura durante o processo. Afinal, a gordura será fundamental para a preparação do feijão tropeiro.

Enfim, retire todas as carnes, reserve e frite os ovos, refogue o alho, a cebola e a couve naquela gordura. O último passo é dourar a farinha para que ela consiga absorver o gosto dos temperos que estavam na panela. Então, resta apenas adicionar o feijão e todos os ingredientes da receita, que já estão devidamente fritos ou refogados. Assim, é só misturar bem tudo e temperar com o sal e a pimenta-do-reino, tudo a gosto.

Veja também o vídeo do canal “Receitas da Ane”:

Confira: panqueca doce americana: veja a receita fácil e prática dessa delícia – (diarioprime.com.br)

Comentários estão fechados.