Alimentos para anemia: veja os alimentos com maior concentração de ferro para tratar a anemia

Uma alimentação saudável é fundamental

Conhecer quais são os principais alimentos para anemia é indispensável para quem deseja tratar essa doença sanguínea. Além do mais, é importante também cuidar da alimentação para evitar que ela apareça. Nessa terça-feira, dia 1 de março, você vai aprender os alimentos ideais para isso.

A anemia é causada por uma baixa quantidade dos níveis de hemoglobina presentes no sangue. Por isso, ela pode manifestar sintomas como fraqueza e deixar a pele mais pálida que o normal. O consumo de Ferro é uma das principais formas de tratar essa doença. Por isso, o Vida de Casa mapeou os principais alimentos com esse nutriente.

Veja também: você sabe quando seu gato ou cachorro está com anemia? Saiba identificar (diarioprime.com.br)
Melhores alimentos para anemia
Uma das principais causas da anemia, como já indicado, é justamente a falta de Ferro no sangue. Esse é um nutriente muito importante, e que deve fazer parte da alimentação regular das pessoas. Mas, felizmente, o seu consumo é bastante fácil de ser feito, já que muitos alimentos possuem esse mineral.

Entre os alimentos para anemia, o feijão é um dos mais acessíveis. Afinal, ele é consumido diariamente por muitos brasileiros, junto com o arroz. Nesse caso, o feijão-preto e também o carioca são os que mais possuem concentração de ferro e fundamentais para tratar ou evitar essa doença.

Além do feijão, o grão-de-bico também possui quantidades altíssimas de ferro, sendo ideal para essa ingestão. Nesse sentido, as folhas verdes, como espinafre e salsinha também se tornam indispensáveis, contando também com ácido fólico.

Mesmo assim, nenhum desses alimentos para anemia supera o fígado animal. Esse é indiscutivelmente o que possui o maior teor de ferro. Afinal, ele é o responsável por filtrar todo o sangue. Mas, o grande problema, é seu gosto não muito agradável para muitas pessoas.

Vale lembrar que, embora o ferro seja o nutriente principal para tratar a anemia, a proteína também desempenha um papel importante. Nesse caso, alimentos protéicos como os ovos e as carnes são indispensáveis para essa condição. Fora isso, as carnes em geral também possuem bastante ferro e vitamina B12, que ajudam nesse processo de combate a anemia.

Confira: Faça agora um mousse de damasco delicioso que vai te dar água na boca – Vida de Casa (diarioprime.com.br)
Importância das frutas cítricas
Além da ingestão desses nutrientes, também é importante fazer com que o corpo possa absorvê-los com facilidade. Assim, as frutas cítricas, como a acerola, a laranja e o limão, possuem um papel de destaque durante as refeições. Isso dado que elas aumentam a acidez presente no estômago. Essa acidez facilita a absorção de ferro no organismo.

Contudo, é importante evitar o consumo de alimentos como o café, o leite e as bebidas alcoólicas após a ingestão de alimentos ricos em ferro. Isso porque eles causam um efeito contrário às frutas cítricas e dificultam o corpo a absorver o mineral dos alimentos.

Para aprender ainda mais, veja também o vídeo do canal “TV Aparecida”:

Leia mais: Confira dicas para tirar arranhões dos óculos e como disfarçar o problema – (diarioprime.com.br)

Comentários estão fechados.