Sono: mitos e verdades que podem ou não interferir no nosso descanso

Descubra o que você sabe de verdade sobre a qualidade do sono

Ter uma boa qualidade do sono é fundamental para conseguir descansar e repor as energias por completo durante a noite. Contudo, existem alguns obstáculos que podem atrapalhar esse processo. Nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, vamos explicar o que é verdade ou mito quando dormimos.

Para se manter saudável, conseguir dormir adequadamente é fundamental. Por esse motivo que muitos médicos e especialistas, ligam a qualidade do sono com a saúde. O Vida de Casa vai te mostrar o que traz benefícios e o que prejudica o nosso descanso durante a noite. Para saber mais, continue lendo.

Veja também: Bateu aquela fome? Aprenda a fazer o bolo de caco, uma deliciosa iguaria Nordestina.
Uso de bebida alcoólica antes de dormir
É um mito dizer que ingerir bebidas alcoólicas pode prejudicar a qualidade do sono. Isso porque, de acordo com alguns estudos, a verdade é que o descanso pode ser de má qualidade, devido ao tempo em que é possível entrar em sono profundo.

Contudo, o álcool é considerado um relaxante muscular, que tem propriedades de alterar e afetar diretamente o nosso sistema nervoso central. Que pode provocar ronco, apneia e alguns distúrbios respiratórios enquanto dormimos.
Sobrepeso é um fator de risco para o sono
Ainda pensando nos distúrbios respiratórios, o sobrepeso pode ser sim, um fator de risco para a boa qualidade do sono. Além de piorar os riscos de apneia, especialistas afirmam que pessoas que possuem variação de peso grande, podem sofrer com um grande impacto na respiração enquanto dormem.

Um estudo realizado pela Respirator Care, revelou que quanto maior é o sobrepeso da pessoa, maiores podem ser os níveis de distúrbios respiratórios e também de apneia. Portanto, a variação de peso está sim, totalmente ligada a qualidade do descanso e do sono.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: meditação: descubra os benefícios dessa prática milenar muito poderosa!
Relação da apneia com a má qualidade de sono
É verdade que grande parte das pessoas que possuem apneia, muitas vezes nem sabe. Portanto, acredita-se que existam aproximadamente 1 bilhão de pessoas que sofrem com o distúrbio do sono no mundo todo. A condição pode estar em graus mais leves ou mais graves, mas em 80% dos casos é ela é diagnosticada. Quem sofre com apneia de moderada a grave, muitas vezes não conhece os sintomas que possuem.

Além disso, outros tipos de doenças que tem relação com os distúrbios do sono, como diabetes, doenças cardiovasculares, AVCs, dentre outras comorbidades, podem afetar quem sofre de apneia. Contudo, veja mais detalhes nesta reportagem do canal Hoje em Dia.

Confira ainda: Como limpar a parede com dicas caseiras fáceis e baratas; confira

Comentários estão fechados.