Sua planta pede água! Descubra os 3 sinais mais claros que indicam falta de água

A rega é um cuidado essencial para a saúde de qualquer planta

A rega é um assunto delicado quando pensamos em cultivo de plantas ornamentais. Cada espécie tem suas particularidades e necessidades o que dificulta estipular uma regra de rega geral sobre como regá-las. Ainda assim, existem algumas dicas que podem te auxiliar a acertar a rega de quase todas as espécies. Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, você aprenderá 3 sinais que as pequenas dão quando estão precisando de água. Acompanhe.

Antes de tudo, essas dicas dependem muito do local em que cultiva a sua espécie. Por exemplo, se a cidade onde mora tem clima árido e quente, a estratégia será uma. Em contrapartida, se morar no Sul do país, a estratégia será outra. O Vida de Casa separou esse artigo especialmente para você.

Veja também: você sabe qual é o horário ideal para regar suas plantas? 3 dicas para acertar

Sua planta pede água! Descubra os 3 sinais mais claros que indicam falta de água - Reprodução Canva Sua planta pede água! Descubra os 3 sinais mais claros que indicam falta de água – Reprodução Canva
Ciência básica
Quando regamos o solo com água, as raízes da planta começam a absorver o líquido. Porém, durante esse processo muitas perdas acontecem. Parte da água é drenada para o fundo do vaso e parte evapora devido ao calor e umidade baixa do ar.

A parte absorvida é movida e utilizada pela planta chegando nas folhas. Lá, também ocorre uma perda considerável do líquido por um processo chamado transpiração. Então, com essas perdas a planta começa a dar sinais para o cuidador de que precisa de mais água para continuar com os processos de metabolismo dela. Daí, entende-se que os 3 sinais mais claros que indicam a falta de água são os mencionados a seguir.

Leia também: você está regando demais a sua planta? Entenda as consequências da prática e como identificá-la
Folhas murchas
Em primeiro lugar, ficam as folhas murchas. Isso fica mais claro nas espécies de caule e folhas finas. Para corrigir, basta regar abundantemente. Você perceberá que em algumas horas, se o estrago não foi grande, as folhas vão se encher e vai parecer que nada aconteceu com a pequena.
Folhas Amareladas
Ainda que esse sinal não aconteça somente em casos de desidratação, também acontece quando a folha está ficando sem água. Para diferenciar esse amarelando de outros que indicam outros problemas, veja se a planta está amarelando por completo. O amarelamento uniforme em conjunto com queimaduras pode ser um sinal claro de desidratação.
Morte das flores
Enfim, em plantas que florescem, a primeira parte prejudicada quando o sistema fica sem água são as flores. Antes das próprias folhas e caule murcharem, as flores começam perder água (por serem mais sensíveis), murcham e iniciam um processo de queimadura nas pontas. Esse é outro indicativo claro de falta de água.

E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e aprenda mais sobre o tema!

Matéria completa aqui: ar condicionado caseiro! Aprenda o passo a passo que irá salvar o seu verão

Comentários estão fechados.