Saiba como identificar doenças nas plantas usando uma paleta de cores

Aprenda como identificar possíveis doenças nas plantas

Existe um guia de cores que facilita os cuidados com o jardim na hora de identificar doenças nas plantas. Conhecido também como plantone. Vamos te mostrar nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, como saber através dele se suas plantas precisam de algum cuidado especial.

Essa é uma maneira mais simples de identificar se as plantas estão doentes ou se precisam de algo especial como adubos, podas, modificação na rega, etc. Além disso, o Vida de Casa explica como saber se o problema está relacionado com o solo ou algum tipo de praga específica.

Você pode gostar também: Hortaliças: confira essas duas opções fáceis de cultivar em casa
Cartela de cores
A cartela de cores da plantone ajuda a identificar possíveis problemas e doenças nas plantas do seu jardim. Não se trata de uma ciência exata. O plantone foi criado por cultivadores que se ajudam com o objetivo de diagnosticar possíveis problemas no cultivo caseiro. É uma forma de facilitar o diagnóstico e com isso melhorar os cuidados.

Confira: Cheiro de tempero na mão? Aprenda truques simples para remover o odor
Sofrimento das plantas
Cada espécie sofre de formas diferentes e, para poder diagnosticar o problema, saber observar as cores e manchas nas folhas pode ser uma maneira de identificar as doenças nas plantas. Ademais, pode ser uma maneira de identificar ataques de pragas. Enfim, quando a planta está saudável, ela apresenta uma coloração forte e uniforme, caso isso seja uma característica natural sua.

Entretanto, quando as folhas se encontram amareladas, manchadas ou com uma variação pouco comum, isso pode indicar um problema de rega excessiva ou algum ataque de pragas. Sendo assim, ao observar uma coloração diferente nas folhas, basta acessar o plantone, encontrar a espécie e identificar se há doenças nas plantas de acordo com a colorimetria.
Avaliação dos gráficos para identificar doenças nas plantas
Quem desenvolveu o gráfico que identifica doenças nas plantas foi Richard Cheshire, identificando as cores de cada tipo de espécie e sua aparência. É comum encontrar as plantas até mesmo pelo nome popular. Portanto, fica fácil identificar e encontrar os problemas que a planta possa estar apresentando. Veja mais detalhes no canal da Forth Jardim Oficial.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: Água com limão: veja os benefícios surpreendentes dessa bebida!

Comentários estão fechados.