Cravo-da-índia: como plantar e cultivar essa especiaria gostosa

O cravo-da-índia é uma especiaria saborosa e perfumada. Sua árvore chega a grandes alturas. Aprenda hoje a plantar e cuidar do craveiro

O cravo-da-índia é uma especiaria saborosa e perfumada. Sua árvore chega a grandes alturas. Aprenda hoje, quarta-feira, dia 9 de março de 2022, a plantar e cuidar do craveiro. Será bom para você, será bom para sua saúde, será bom para seu jardim. Talvez, seja bom até para o bolso.

Mas se você achar que não tem terreno para plantar cravo-da-índia, não se desanime. Aqui, no Vida de Casa, temos vários artigos sobre outras plantas. São opções até para apartamentos pequenos. Confira nossas matérias!

Saiba também: dica para mamães: como tirar mancha de cocô da roupa do bebê de forma fácil e rápida

Como plantar e cultivar cravo-da-índia
Em primeiro lugar, é importante dizer que o seu cravo-da-índia não poderá ser plantado em vasos. Assim, até poderá no começo, mas terá que receber muda. O craveiro, árvore dessa planta, chega a 20 metros de altura. Não cabe em um pequeno vaso de barro.

Bom, dito isso, o ideal é você adquirir sementes frescas, recém-colhidas. Elas ficam dentro do que se conhece popularmente como cravão. Essa parte da planta deve ser submersa por um dia inteiro em água, até a polpa ser totalmente eliminada. Assim, o processo de germinação será acelerado.

A semeadura deve ser feita com saquinhos de terra e esterco, em lugar parcialmente sombreado. E você deve regar a planta com frequência. Se você cuidar bem das sementes, a germinação ocorrerá em, aproximadamente, 10 dias.

Agora, é só cuidar bem das suas plantas. Conforme as mudas chegarem a 30 cm de altura, transplante-as para o local que será definitivo. Mas vai demorar, ok? Por volta de 8 meses. E, então, ela deve ser mantida em local sombreado por 2 anos. O cravo-da-índia não tolera luz solar direta.

Confira: brownie de liquidificador: veja a receita completa de como fazê-lo
Espaço ideal para plantar o craveiro
As covas para plantio do cravo-da-índia devem ter dimensões de 40 x 40 x 40 cm. No entanto, o espaço entre elas deve ser de 8 x 8 a 10 x 10 metros. Uma planta sozinha já dá muitos cravos. Considere isso ao decidir quantas mudas plantará.
Colheita dos cravos
A produção começará em cinco anos depois do seu plantio. Em cada colheita, um craveiro pode dar cerca de 40 quilos de cravos. É bastante coisa. Mas, para render assim, você deve nutri-lo bem desde o começo: 30 dias antes de colocar o craveiro na cova, cubra-o bem com adubo.

A época de colheita vai de novembro a janeiro. E pode-se colher pelo método químico ou manual. A diferença impactará na qualidade e quantidade da sua colheita de cravo-da-índia. Para a manual, você precisará de uma escada bem alta, visto que a planta chega a 20 metros de altura.
Colheita manual do cravo-da-índia
A colheita natural do cravo-da-índia deve ser feita com cuidado. Então, aprenda, no vídeo abaixo da Fazenda Sucupira, a colher seus cravinhos da forma manual. Esse vídeo ensina sobre os detalhes, momentos da colheita e o que fazer com os talinhos da planta. Assista até o fim!

Leia também: ovos: entenda quais são as diferenças entre as variadas versões

Comentários estão fechados.