Cochonilhas farinhentas? Informações sobre essa praga e meios de identificá-la

Praga boa é praga contida

Quando não cuidamos propriamente das nossas plantas ou quando compramos uma muda já infestada, precisamos lidar com as pragas. Existem alguns tipos de desastres que podem acontecer com a sua planta dependendo da praga que a contaminou. Nessa sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, você aprenderá a identificar as cochonilhas farinhentas e descobrirá informações sobre esse tipo de praga. Acompanhe.

Em primeiro lugar, dependendo do tipo de cochonilha que infestou a sua planta, um tipo diferente de estratégia deve ser utilizada na tentativa de exterminar esses insetos. Para poder decidir, deverá conseguir identificar qual tipo de ameaça paira sobre o seu cultivo. Para mais dicas, acesse o Vida de Casa.

Leia também: graminha para gatos! Aprenda a produzir em casa e divirta o seu pet

Cochonilhas farinhentas Informações sobre essa praga e meios de identificá-la na sua planta - Reprodução Canva Cochonilhas farinhentas Informações sobre essa praga e meios de identificá-la na sua planta – Reprodução Canva
Como diagnosticar o problema
As cochonilhas farinhentas são fáceis de serem observadas. Elas lembram uma pequena bolinha de algodão ou lã branca. O nome popular é dado pela sua aparência que, a olho nu, lembra um pó de farinha de trigo refinada em contraste com o verde vegetal.

Além disso, elas se movem durante a maior parte da vida e geralmente ficam nas folhas e galhos finos da planta. Essa aparência se dá pela camada de cera que possuem no corpo. Essa cera fornece certa proteção para o bichinho.
Como se alimentam
As cochonilhas farinhentas não se alimentam das folhas em si. Elas sugam a seiva doce que corre dentro do vegetal. Dessa forma, quando a excretam, deixam um rastro de “fezes” meladas que atraem outros tipos de insetos como as próprias formigas. Elas podem sugar a seiva dos galhos frágeis e das folhas.

Veja também: os 4 segredos das orquídeas! Saiba o que fazer para ter sucesso no cultivo
Como se locomovem
Elas têm patinhas, portanto, ao longo da sua vida vão andando sobre o vegetal se alimentando de locais ainda não explorados. Ademais, pegam “carona” com as próprias formigas para se espalharem para locais mais distantes em outras plantas e árvores.

As formigas têm uma relação simbiótica com as cochonilhas, pois, se alimentam da excreção açucarada que elas liberam. Por isso, carregam as pequenas para outros locais possíveis com o intuito de continuar a comilança.

Enfim, a reprodução dessa cochonilha é acelerada porque consegue botar até 600 ovos por vez, o que a torna uma praga perigosa e difícil de controlar uma vez que estiver instalada na sua companheira. No próximo post sobre as cochonilhas farinhentas, você aprenderá uma técnica que te ajudará a eliminar esses insetos indesejados. Fique de olho!
E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e obtenha mais informações sobre as cochonilhas farinhentas.

Matéria completa aqui: você sabe escolher as melhores mudas na hora de comprar? 3 dicas infalíveis para escolher bem

 

Comentários estão fechados.