Acabe com pragas de uma vez por todas! Conheça os benefícios da calda de fumo

Um potente inseticida

Quando o assunto é controle de pragas, existem muitas alternativas para cada problema específico. Ainda assim, algumas funcionam melhor para um grupo de insetos e outras para outros. Nessa segunda-feira, 21 de fevereiro, você aprenderá a fazer e usar a famosa calda de fumo para o controle de infestações no seu cultivo. Acompanhe.

A calda de fumo é uma estratégia muito utilizada por ser barata e simples de fazer. Leva 2 ou 3 dias para ficar pronta. Você pode usar tanto pó de fumo como o fumo de corda para produzir a calda. O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Matéria completa aqui: técnica barata e caseira para acabar com as cochonilhas farinhentas

Acabe com pragas de uma vez por todas! Conheça os benefícios da calda de fumo - Reprodução Canva (2) Acabe com pragas de uma vez por todas! Conheça os benefícios da calda de fumo – Reprodução Canva (2)
Como fazer
Primeiramente, o que precisará para fazer a sua calda de fumo será:

100 gramas de pó de fumo ou outra fonte de fumo (certifique-se de picar ou triturar pedaços grandes)
1 litro de água
100ml de álcool (opcional)
2 colheres de sopa de sabão neutro ralado (opcional)

Então, coloque o pó de fumo em uma garrafa com a água e reserve em um local escuro por 3 dias. Isso é necessário para que os princípios ativos do fumo possam ser dissolvidos no líquido e surtirem o efeito esperado quando forem borrifados.

Posteriormente, se quiser potencializar o efeito venenoso da sua calda de fumo, agora é a hora de adicionar o álcool e o sabão. Ainda que não sejam essenciais para que seu composto seja eficiente, eles aumentam sua potência. Caso decida fazer sem, apenas omita essa parte da receita. Em último lugar, transfira a mistura para um borrifador. Pronto!

Por fim, se sua calda sobrar depois das aplicações, você pode guardá-la em um recipiente exclusivo (não use recipientes de comida) e preservá-la por até 1 mês em um lugar abrigado da luz. Atente-se a etiquetar o líquido de forma adequada para que desavisados não ingiram acidentalmente o veneno. Escreva no recipiente: VENENO.

Veja também: jogar canela nas plantas? Será que funciona mesmo? Descubra agora
Como usar
Aplique diretamente sobre os insetos invasores. A calda de fumo não é um preventivo, portanto, não adianta aplicar em uma planta saudável como meio de afastar futuros insetos. Aplique 1 vez por semana, em sequência, até que os insetos sejam exterminados.

Na hora de borrifar evite o contato da calda com os olhos ou mucosas sensíveis. A cada de fumo é tóxica, portanto, tenha cuidado na hora de aplicar. Se decidir aplicar em plantas comestíveis, espere pelo menos 20 dias para colher e consumir. Ademais, sempre lave abundantemente com água os alimentos que tiveram contato com a calda.
E aí, curtiu? Por fim, assista o vídeo do canal Cultivando e descubra mais informações sobre a calda de fumo.

Você também pode gostar: farinha de ossos para a sua horta? Aprenda usar esse adubo poderoso agora

Comentários estão fechados.