Vinagre pode ser o vilão da sua faxina: veja onde NÃO USAR o produto

Ele consegue causar danos irreversíveis a alguns materiais

O vinagre, que é um ingrediente comum na alimentação humana, também conta com muitas outras aplicações. Assim, uma das mais comuns é em relação às faxinas, onde o produto acaba sendo utilizado para limpar roupas, pisos, espelhos, banheiro, etc. Mas você sabia que em alguns casos ele pode ser o grande vilão da sua faxina? Nessa segunda-feira, dia 7 de março, você vai aprender onde não usar o vinagre!

Realmente, fora da culinária, ele também consegue ser uma boa solução para muitas limpezas. Uma das principais utilidades, por exemplo, é deixar as roupas bem macias e alvejadas. Mas, há limites para a sua utilização e o Vida de Casa vai te mostrar tudo sobre essa questão. Confira!

Veja também: confira dicas caseiras para tirar gordura do piso da cozinha de forma fácil
Onde não usar o vinagre
De uma forma geral, o vinagre acaba não sendo o produto mais adequado para materiais porosos, que conseguem absorvê-lo. Afinal, seu uso acaba causando manchas sérias. Mas, o seu poderoso ácido agride também outras superfícies lisas. Veja a seguir.
Porcelanato
O porcelanato, embora seja muito resistente, não conta com uma proteção eficaz contra reações químicas. E é justamente dessa forma que o vinagre agride esse tipo de piso. Afinal, ele é composto de ácido acético, que acaba provocando danos irreversíveis ao material. Dessa forma, o vinagre causa manchas e também o surgimento de buracos pequenos no piso, tirando todo brilho característico do porcelanato.

Leia mais: dicas caseiras e fáceis para limpar cabeceira de cama; confira agora
Granito
Da mesma forma que o próprio porcelanato, o granito também é muito afetado com a utilização do vinagre. E a explicação é exatamente a mesma: reação química ao ácido acético. Esse tipo de ácido consegue gravar a pedra, causando terríveis manchas ao longo do tempo e tirando o brilho do material. Por isso, essa é mais uma utilização que não se deve dar ao vinagre.
Madeira
A madeira também não é o local mais indicado para utilizar o vinagre. Isso dado que se trata de um material poroso, que absorve os líquidos com facilidade. Dessa forma, a utilização do vinagre consegue causar manchas profundas na madeira. E no caso das madeiras enceradas, tudo fica ainda pior, já que o agente tira também todo o seu brilho.
Vinagre para gordura
O vinagre, quando utilizado de forma pura, também não consegue limpar gorduras de uma forma geral. Além do mais, ele acaba atrapalhando na hora de fazer uma limpeza correta com o sabão. Por isso, quando se trata, por exemplo, de um chão engordurado, o correto é optar logo por outra alternativa mais convencional.

Veja também essa dica do canal “Studio Fernando Fernandes”:

Confira: confira dicas incríveis de como tirar risco de piso de forma fácil e prática

Comentários estão fechados.