Conheça a ureia agrícola e aprenda utilizar esse poderoso adubo

Fonte riquíssima de nitrogênio

No mundo do cultivo amador, a adubação é um tópico importante de ser ensinado, aprendido e elucidado. Existem diferentes tipos de adubo, que concentram diferentes compostos, necessários para o crescimento da sua verdinha. Nessa segunda-feira, 7 de fevereiro, falaremos da ureia agrícola.

Em síntese, esse artigo te ensinará a usar, de uma forma geral, a ureia no seu cultivo. Ademais, te ensinará o que não fazer na hora de administrar esse poderoso adubo. O excesso de ureia pode acabar com a suas plantas e o seu jardim, portanto, cuidado! O Vida de Casa trouxe esse artigo especialmente para você.

Veja também: aprenda utilizar a torta de mamona no seu cultivo! Um adubo orgânico cheio de vantagens

Conheça a ureia agrícola e aprenda utilizar esse poderoso adubo - Reprodução Canva Conheça a ureia agrícola e aprenda utilizar esse poderoso adubo – Reprodução Canva
Entenda o motivo do uso da ureia
A ureia agrícola é um dos adubos mais utilizados e mais importantes na jardinagem e agricultura profissional. Isso porque o composto é uma rica fonte de nitrogênio, elemento importantíssimo para o metabolismo vegetal, participando da sua estrutura, produção de clorofila e DNA.

Ainda assim, existem outros adubos que também entregam uma quantidade razoável de nitrogênio paras as verdinhas. No entanto, a ureia ainda é a primeira escolha da maioria dos jardineiros e cultivantes ao redor do mundo. O motivo disso se dá pela concentração de nitrogênio, muito superior quando comparada a outros adubos.
Como usar
Primeiramente, entenda que as quantidades utilizadas da ureia agrícola variam muito dependendo da fase em que a planta está, se está plantada em vaso ou solo e qual o tipo de planta que será exposta ao composto. Ainda assim, é possível pensar em uma estimativa básica da quantidade que você pode usar seguramente no seu cultivo.

Leia também: casca de ovo como adubo: veja quais as vantagens e como utilizar

Assim, em hortas e gramados, use 1 colher de sopa rasa por metro quadrado, espalhando bem quando for polvilhar o solo. Se for usar para adubar uma árvore, chegue até 2 colheres de sopa, polvilhando em volta da coroa da grandona.

Entretanto, quando pensamos em vasos, a dose se torna muito menor. Tão menor, que seria arriscado recomendar uma dose para polvilhar em volta da sua plantinha. Porém, existe uma forma diferente que torna possível o uso da ureia nesse cenário.

Misture uma colher de sopa em 10 litros de água e regue sua verdinha, na quantidade que regaria normalmente (não use os 10 litros!). Não repita esse processo no dia seguinte e dê um espaçamento de pelo menos 30 dias para repetir essa fertilização líquida. Nunca ponha mais do que o recomendado, pois, o excesso pode queimar as folhas e raízes da sua planta!
Como não usar
Enfim, não coloque a ureia sólida em cima das folhas das plantas, isso pode causar queimaduras graves. Além disso, coloque a ureia na terra quando ela estiver seca! Se o solo estiver molhado, a ureia pode evaporar a medida que se torna gasosa e grande parte do composto será desperdiçado e não assimilado pelo vegetal.

E aí, curtiu? Fique agora com o vídeo do canal Cultivando, que traz mais informações sobre esse adubo popular e dá dicas sobre o seu uso.

Você também pode gostar: entenda definitivamente as diferenças do adubo químico para o orgânico

Comentários estão fechados.