Take a fresh look at your lifestyle.

Cláudio Castro é acusado de corrupção pelo tribunal do Rio de Janeiro

Entenda a polemica que esta envolvendo o político carioca.

Rio de Janeiro, 5 de julho de 2022, por Priscila Lívia —  Acusações graves contra atual governador do estado do Rio de Janeiro! Entenda no blog Diário prime os motivos de Cláudio Castro é acusado de corrupção pelo tribunal do Rio de Janeiro e quais as implicações disso para o político.

Cláudio Castro é acusado de corrupção pelo tribunal do Rio de Janeiro

Em primeiro lugar, Claudio Castro é político e advogado brasileiro. Atualmente, ele governa o estado do Rio de Janeiro em decorrência do afastamento de Wilson Witzel em 28 de agosto do ano de 2020, que era governador do estado fluminense. Além disso, Claudio Castro filiado ao partido liberal (PL). Outrossim, ele também foi chefe de gabinete do deputado Márcio Pacheco, filiado ao PSC.

Qual o motivo da acusação a Cláudio Castro?

Claudio Castro acusado de receber propina pouco tempo depois de assumir o cargo de governador no lugar do, até então governador fluminense, Wilson Witzel.

Sendo assim, o político investigado por uma operação da Polícia Civil, denominada Catarata, que tem por objetivo investigar e apurar se houveram desvios nos contratos de Fundação Estadual Leão XIII. Tal fundação tem como objetivo principal oferecer consultas com o profissional oftamologista.

Óculos e cirurgias oculares para as populações de baixa renda. Desse modo, Claudio Castro recebe a acusação do Ministério Público de receber 100 mil reais de um profissional responsável pelo funcionamento interno da entidade.

Como foi feita a acusação?

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, última segunda-feira, dia 4 de julho, tomou a decisão de enviar para o Superior Tribunal de Justiça um recurso de Cláudio Castro de anulação da acusação de receber propina no cargo público. Assim, fica a cargo da Corte superior decidir e analisar a validade de tal processo.

Tal decisão tomada por uma votação que resultou em 18 votos contra 5 votos. A acusação de corrupção feita quando Cláudio Castro era. Ainda, vice-governador sendo feita através de uma delação premiada assinada pelo funcionário da empresa de serviços Sevlog, Bruno Selem.

A delação foi feita por meio de um vídeo. No qual o delator lê o depoimento afirmando que Cláudio Castro recebeu propina do dono da empresa, Flávio Chadud.

O que é propina?

Para quem não conhece, a prática do suborno, também conhecida no Brasil como propina consiste em oferecer dinheiro ou outros favores. Como objetos e ações, ou realmente pagar alguma autoridade, político, funcionário público, etc. Tal prática tem por objetivo principal ganhar em troca algum benefício para si, como vantagens.

Outros objetos ou até mesmo se livrar de acusações criminais, por exemplo. Assim, já existiram muitos casos de políticos ou autoridades militares envolvidos em escândalos de corrupção no Brasil, como foi o caso de Cláudio Castro.

Comentários estão fechados.