Sapoti: conheça a fruta que é saborosa e rica em vitaminas e minerais

O sapoti ou sapota desenvolveu-se bem na região tropical e seus frutos são deliciosos

João Pessoa, segunda-feira, 18 de abril, por Alessandra Martins – O sapoti é o fruto do sapotizeiro, planta nativa das regiões da América Central. No entanto, adaptou-se bem ao território brasileiro, sendo largamente cultivado desde os estados do sul do país até extensões do norte e nordeste.

Uma fruta saborosa, consumida principalmente ao natural, o sapoti é rico em vitaminas e minerais. Quer saber mais? Confira aqui, no ‘blog’ Vida de Casa do Diário Prime. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre essa fruta levemente adocicada, adstringente e de coloração marrom-escuro a cinza-claro.

Veja também: saiba como plantar ervilha em casa e tenha sempre essa delícia na sua horta; Confira mais agora.

Geralmente consumido ao natural, o sapoti também combina bem em saladas e vitaminas de frutas, de sabor exótico, é uma fruta que não perde em nada, quando comparada com outras frutas tropicais. Na composição do sapoti é possível encontrar vitaminas do complexo A, B1, B2, B5 e C, bem como, minerais, sendo os principais, cálcio, fósforo e ferro.

Sapoti: conheça a fruta que é saborosa e rica em vitaminas e minerais. Reprodução: canva Sapoti: conheça a fruta que é saborosa e rica em vitaminas e minerais. Reprodução: canva

Sapoti, é também uma fruta que combina bem em doces, sucos, geleias, pudins e sorvetes. No entanto, o seu consumo tem sido ainda restrito ao natural, isto é, in natura. Segundo a Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, o sapoti é uma planta com grande potencial de crescimento econômico.
Sapoti ou sapota?
São conhecidos por sapoti, os frutos arredondados e grandes. Já a sapota é o nome dado ao fruto mais leve e de formato ovalado. Contudo, a diferença de formato, não caracteriza diferenças de variedades, apenas, leves diferenças entre plantas, conforme a região onde são cultivadas.

Antes de mais nada, você não pode deixar de conferir essa outra matéria: A flor da sua rosa do deserto mudou de cor? Entenda porque pode variar.

Essa planta, se desenvolve bem em qualquer categoria de solo, mas, as terras bem drenadas e ricas em matéria orgânica, são as mais adequadas. Além disso, o látex produzido pelo sapotizeiro, apresenta elevado valor econômico, visto que, em meados do século XX foi muito usado no México, para produzir goma de mascar. Saiba mais no vídeo da Madame das Frutas.

Além disso, veja essa matéria que está dando o que falar em toda web: Kadupul é a flor mais cara do mundo, pode custar até R$ 800 mil; confira aqui.

Comentários estão fechados.