Cuidados com a esponja de lavar louça: saiba os inimigos que ela acumula

Entenda porque descartar a esponja da cozinha com frequência é importante

Brusque – Santa Catarina, sexta-feira, 25 de março – A esponja de lavar louça é um dos itens de casa que faz parte da rotina. Contudo, ela é usada para limpar a louça suja das refeições, mas o quanto sabemos que ela é eficiente para isso e o quão sujo ou contaminado ela pode ficar?

Sabe-se que bactérias e fungos estão em constante contato com esse material, principalmente pelo que fica na pia. No entanto, quando se usa a esponja para lavar a louça, é possível contaminá-la ainda mais com esses microrganismos. O Vida de Casa explica com mais detalhes, como isso acontece.

Saiba mais: Dicas práticas para cultivo da planta antúrios: confira agora os cuidados
Tipo de esponja de lavar louça
A esponja mais comum, é feita de um tipo de plástico, o poliuretano. Por isso, é sintética e não existe opção de reciclagem. Contudo, além de ser uma opção pouco ecológica, o recomendado é trocá-la pelo menos a cada duas semanas, de acordo com a frequência do uso na casa.

Portanto, mesmo que seja feita a descontaminação da esponja, existem espécies de bactérias que se colonizam rapidamente, daí a importância do descarte no tempo correto.
Limpeza de micro-ondas
Em muitos lugares existe a receita de fazer a limpeza e descontaminação da esponja de lavar louça dentro do micro-ondas. Entretanto, depois de ser testado pela Universidade da Flórida, o método mostrou que ferver a esponja não reduz seus agentes microscópicos, como pode aumentar as colônias.

Isso acontece porque o método tende a eliminar as bactérias mais fracas, que não sobrevivem as temperaturas. Contudo, as bactérias resistentes conseguem continuar colonizando e sem concorrência, o crescimento é ainda mais rápida. Sendo assim, a melhor solução é trocar o objeto mesmo.

Leia também: Saiba como higienizar a esponja de lavar louça corretamente com dicas práticas
A troca da esponja de lavar louça
Depois do estudo, o que mais se mostrou eficaz para reduzir as contaminações com bactérias e fungos foi a troca semanal da esponja de lavar louça. Contudo, essa é uma prática que pode ter consequência ambientais indesejadas.

Por ser feita de poliuretano, o processo de reciclagem desse objeto não é viável economicamente e a sua troca constante pode ter impactos grandiosos no meio ambiente.
Alternativa
Uma alternativa viável que muitas pessoas acreditam dar certo, assim como é possível encontrar no Ecycle, sobre o uso da esponja vegetal. Usar esse tipo de esponja de lavar louça não é comum, mas se tornou uma opção viável e mais sustentável, que desempenha o mesmo efeito.

Além de ser biodegradável, também consegue lavar a louça da mesma forma que a outra tradicional. Contudo, ainda é uma opção mais barata, já que ela deriva da planta Luffa cylindrica e pode-se cultivar em casa. Veja as dicas do canal da Flávia Ferrari, e de como manter a esponja higienizada até a próxima troca.

Confira: As nozes são um alimento poderoso para melhorar a fertilidade masculina, entenda o caso e conheça mais benefícios

Comentários estão fechados.