Como fazer um arroz soltinho? Veja as melhores dicas e um passo a passo para não errar nunca mais

Basta apenas prestar atenção em cada detalhe

Muitas vezes, na hora de fazer um arroz soltinho, as pessoas acabam se atrapalhando e o resultado final não sai como desejado. Fazer arroz realmente não é uma tarefa tão simples. Nessa quarta-feira, dia 23 de fevereiro, vamos te dar as melhores dicas para você conseguir fazer um arroz perfeito.

Além do mais, é preciso deixar o arroz, além de soltinho, macio. Afinal, é preciso buscar um resultado satisfatório sem abrir mão da textura e maciez adequada do arroz. O Vida de Casa tem as dicas perfeitas para você nunca mais errar nessa receita. Acompanhe.

Veja também: receita especial: arroz doce com laranja, faça agora mesmo na sua casa
Arroz soltinho: qual a melhor forma de fazer
Na hora de preparar o arroz, muitas questões irão interferir no resultado final do processo. Claro que há quem prefira um arroz mais empapado e grudado, mas, geralmente, um arroz soltinho se encaixa melhor na maior parte das receitas. Mas como fazer isso?

Bem, é preciso levar em consideração tipo de arroz usado na receita. Um dos grãos mais usados no país é o agulhinha, que é mais comprido e possui menos amido quando comparado, por exemplo, com o arroz japonês. O resultado depende muito do tipo de grão usado.

Confira: bolinho de arroz na AirFryer com 3 ingredientes: confira essa receita fácil de apenas 15 minutos – Vida de Casa
Passo a passo de como fazer um arroz bem solto
Passo 1 – Lavar o arroz

Esse processo retira boa parte do amido encrustado no grão, portanto é indispensável para que seu arroz fique soltinho. Afinal, é justamente o amido um dos grandes responsáveis por fazer com que os grãos fiquem grudados. Depois disso, é necessário deixar que toda a água escorra bem.

Passo 2 – Refogar

Além da retirada do amido, o processo de refogar o arroz no óleo (ou azeite), cria uma camada protetora de gordura sobre o grão. E isso também impede que ele grude e empape, deixando o grão bem soltinho e mais saboroso.

Passo 3 – Acrescentar a água quente

Então, para fazer o arroz, acrescente água em uma proporção de 2 para 1, ou seja, 2 xícaras de água para 1 de arroz. Além do mais, é importante que a água esteja quente na hora de colocar na panela. Isso agiliza o processo de cozimento.

Não é recomendado mexer o arroz até que ele fique pronto para não machucar os grãos e liberar amido. Por fim, basta reduzir o fogo quando a água já estiver baixa e esperar secar. Assim o arroz ficará soltinho.

Veja mais no canal da Paola Carosella:

Leia mais: temperos simples para arroz e feijão: confira receitas caseiras sem conservantes e saudáveis – Vida de Casa

Comentários estão fechados.