Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Confira 5 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios

Vitamina é fundamental para a manutenção de processos vitais; confira

A vitamina D é um dos nutrientes fundamentais para manter a saúde em dia, com benefícios que ajudam em diversos processos vitais; incluindo a manutenção do bem estar mental e dos ossos fortes. Conheça, hoje (15/03), 5 alimentos que possuem riqueza desta substância e porque ela é tão boa para o organismo.

Existe um mito de que o corpo humano absorve vitamina D através do sol. Mas, acontece de forma contrária. O próprio organismo é o responsável por produzir esta substância, por meio da exposição ao sol. Assim como também pode ser consumida em alimentos e suplementos que a contenham.

Trata-se de uma vitamina lipossolúvel que é essencial para manter o bom funcionamento de minerais como cálcio e fósforo no organismo. Entretanto, um estudo feito pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) aponta que mais da metade dos brasileiros possui insuficiência da vitamina.

Confira 5 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios
Confira 5 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios (Foto: Getty Images)

Portanto, é fato afirmar que este nutriente é fundamental para manter a saúde em dia. Confira abaixo alguns alimentos que possuem alto teor de vitamina D.

Alimentos ricos em vitamina D que podem ser consumidos no dia-a-dia

1 – Gema de ovo: possui 37 UI de vitamina D, além de ser rico em proteínas;

2 – Bife de fígado: uma quantidade de 100g contém 42 UI dessa vitamina;

3 – Atum: o peixe em sua forma enlatada e conservado em água possui 154 UI de vitamina D, um terço da recomendação diária;

4 – Queijo ricota: um dos laticínios mais recomendados por nutricionistas, possui 25 UI da vitamina em questão;

5 – Salmão selvagem: peixe extremamente rico nesse tipo de vitamina. Contém cerca de 988 UI em apenas 100g. É mais do que 600 UI do que o recomendado por dia.

Os principais benefícios de consumir vitamina D

  • Reduz riscos de ter diabetes

As propriedades da vitamina D atuam diretamente na saúde do pâncreas, órgão responsável por produzir insulina. Com isso, mantém a produção regular e evita risco de uma pessoa ter diabetes.

  • Aumento da imunidade

Os nutrientes que compõem esta vitamina são essenciais para ajudar na prevenção de infecções por bactéria ou até mesmo por vírus, pois melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Assim, aumentando a imunidade, que corresponde à defesa do corpo contra invasores.

  • Prevenção de doenças graves

A vitamina atua diretamente no controle da morte das células e diminui a formação e a ploriferação de células malignas. Assim, ajudando a prevenir riscos de esclerose múltipla, câncer de mama, próstata e colorretal.

  • Melhora a saúde cardiovascular

Atua também na redução da pressão arterial e no risco de obter hipertensão no futuro, bem como outros tipos de doenças cardiovasculares.

  • Fortalecimento muscular e dos ossos

A vitamina D é peça fundamental para qualquer pessoa, por participar ativamente no processo de formação dos músculos, causando maior força e agilidade muscular ao indivíduo.

Suas propriedades também ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis.

Benefícios das ervas e temperos caseiros

Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.