Confira 5 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios

Vitamina é fundamental para a manutenção de processos vitais; confira

A vitamina D é um dos nutrientes fundamentais para manter a saúde em dia, com benefícios que ajudam em diversos processos vitais; incluindo a manutenção do bem estar mental e dos ossos fortes. Conheça, hoje (15/03), 5 alimentos que possuem riqueza desta substância e porque ela é tão boa para o organismo.

Existe um mito de que o corpo humano absorve vitamina D através do sol. Mas, acontece de forma contrária. O próprio organismo é o responsável por produzir esta substância, por meio da exposição ao sol. Assim como também pode ser consumida em alimentos e suplementos que a contenham.

Trata-se de uma vitamina lipossolúvel que é essencial para manter o bom funcionamento de minerais como cálcio e fósforo no organismo. Entretanto, um estudo feito pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) aponta que mais da metade dos brasileiros possui insuficiência da vitamina.

Confira 5 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios Confira 5 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios (Foto: Getty Images)

Portanto, é fato afirmar que este nutriente é fundamental para manter a saúde em dia. Confira abaixo alguns alimentos que possuem alto teor de vitamina D.
Alimentos ricos em vitamina D que podem ser consumidos no dia-a-dia
1 – Gema de ovo: possui 37 UI de vitamina D, além de ser rico em proteínas;

2 – Bife de fígado: uma quantidade de 100g contém 42 UI dessa vitamina;

3 – Atum: o peixe em sua forma enlatada e conservado em água possui 154 UI de vitamina D, um terço da recomendação diária;

4 – Queijo ricota: um dos laticínios mais recomendados por nutricionistas, possui 25 UI da vitamina em questão;

5 – Salmão selvagem: peixe extremamente rico nesse tipo de vitamina. Contém cerca de 988 UI em apenas 100g. É mais do que 600 UI do que o recomendado por dia.
Os principais benefícios de consumir vitamina D

Reduz riscos de ter diabetes

As propriedades da vitamina D atuam diretamente na saúde do pâncreas, órgão responsável por produzir insulina. Com isso, mantém a produção regular e evita risco de uma pessoa ter diabetes.

Aumento da imunidade

Os nutrientes que compõem esta vitamina são essenciais para ajudar na prevenção de infecções por bactéria ou até mesmo por vírus, pois melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Assim, aumentando a imunidade, que corresponde à defesa do corpo contra invasores.

Prevenção de doenças graves

A vitamina atua diretamente no controle da morte das células e diminui a formação e a ploriferação de células malignas. Assim, ajudando a prevenir riscos de esclerose múltipla, câncer de mama, próstata e colorretal.

Melhora a saúde cardiovascular

Atua também na redução da pressão arterial e no risco de obter hipertensão no futuro, bem como outros tipos de doenças cardiovasculares.

Fortalecimento muscular e dos ossos

A vitamina D é peça fundamental para qualquer pessoa, por participar ativamente no processo de formação dos músculos, causando maior força e agilidade muscular ao indivíduo.

Suas propriedades também ajudam a manter os ossos fortes e saudáveis.
Benefícios das ervas e temperos caseiros
Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies