Vagas de emprego – O mito que o ano só começa depois do carnaval já não faz mais parte da vida da população. Principalmente para aqueles que estão à procura de uma vaga de emprego.
É o que revela uma pesquisa realizada pela Catho, que aponta que 48% dos brasileiros irão passar o feriado em busca das vagas de emprego. E o estudo contou com a participação de mais de 11 mil entrevistados.

Pesquisa identifica trabalhador querendo aproveitar o recesso para conquistar uma vaga de emprego
Do total de entrevistados, a maioria está desempregada (77%). Sendo que desses, 44% está sem emprego há quase seis meses, 20% há quase um ano, 18% há mais de 3 anos, 13% há quase 2 anos e 5% há quase 3 anos.
A pesquisa ainda identificou que 66% dos respondentes não gostam de carnaval. E, aproveitando o ensejo, a pesquisa ainda explorou as outras formas que o trabalhador brasileiro pretende aproveitar esse feriado.
Dentre os motivos, portanto, que levam o trabalhador a procurar uma vaga de emprego durante o período de folia, 57% deles afirmam que o fato de ser carnaval não interfere.
Mas 16% diz que é para que o recrutador veja que ele realmente está interessado. E ainda 14% porque desejam começar o ano empregado.
Já outros 7% dizem ter maior disponibilidade nesta época. E 6% por acreditarem ser esse um período de menor concorrência.
Quase 60% dos entrevistados têm idade entre 25 e 45 anos, fato que chamou a atenção dos pesquisadores.
De acordo com a assessora de carreira da Catho, Luana Marley, a maior parte dos desempregados está de seis meses a um ano sem oportunidade de trabalho.
O que o trabalhador deve fazer para conseguir uma vaga de emprego?
A efetivação em uma vaga de emprego está cada vez mais acirrada e difícil. Ora são muitos concorrentes para poucas oportunidades de vagas de emprego; ora são poucos candidatos para muitas vagas, geralmente, específicas.
Portanto, pensando em ajudar àqueles que estão nessa busca por uma vaga de emprego, a coordenadora do Trabalho, Cláudia Bérgamo, da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), recomendou dicas importantes para os candidatos fazerem a diferença.
Apresentação do Trabalhador
“A apresentação é muito importante, seja da pessoa ou do currículo. As pessoas tem que ter em mente que o bom senso é fundamental para ter uma entrevista exitosa . Observar o local onde está indo procurar a vaga de emprego é muito importante”, afirma.
Ela alerta que independentemente de ser homem ou mulher, a higiene é um ponto positivo para o trabalhador (a): “Estar com as unhas limpas, bom hálito, cabelo penteado, roupa e sapatos limpos, barba feita [para homens], maquiagem não muito carregada [para as mulheres]… tudo isso já é avaliado no primeiro contato com o recrutador”.
Links que vão interessar também:
- Perdeu o emprego? Veja o que trabalhador pode fazer para ter o seguro-desemprego
- Janeiro registra 34.313 novas vagas de emprego com carteira assinada
- Especialistas dão dicas para vencer a ansiedade em entrevista para vaga de emprego
Currículo do Trabalhador para as vagas de emprego
Recentemente a empresa de recrutamento online Catho apontou que, para 34% dos recrutadores que participaram de uma pesquisa realizada pela empresa, erros de português é o principal fator para eliminação de candidatos.
Mas ainda de acordo com a pesquisa, outros fatores que fazem com que o currículo seja descartado imediatamente são:
- 25% por falta de experiência;
- 10% por ausência de objetivos profissionais;
- 9% porque os candidatos moram longe da empresa;
- 9% por falta de apresentação visual;
- 9% por outros motivos;
- 3% por não ter formação superior ou cursos complementares;
- 1% pelo currículo do trabalhador ter mais de uma página.
Dessa maneira, segundo o levantamento da Catho, um recrutador recebe em média de 30 a 50 currículos por vaga; desses, de 5 a 10 candidatos chegam a participar de uma entrevista.
Então, pode-se concluir que um currículo bem preenchido e atrativo para o mercado de trabalho pode ser a porta de entrada para uma nova fase da sua vida.