Sábado é considerado dia útil para bancos e pagamento de salários? Entenda

Entenda se é permitido receber salário no sábado ou realizar movimentações bancárias

Uma dúvida que muitas pessoas têm é se o sábado é considerado dia útil. Existem diferenças entre a relação deste dia da semana para bancos e para o pagamento de salários. Explicaremos hoje (31/07).

Coincidentemente, o último dia do mês de julho caiu exatamente em um sábado. Com isso, trabalhadores e consumidores em geral passam a ter dúvidas sobre o que pode ou não ser realizado.
Sábado é considerado como um dia útil para os bancos?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que o sábado, em termos legais, é sim considerado como um dia útil, mesmo que a maioria das jornadas de trabalho sejam de segunda a sexta.

Sábado é considerado dia útil para bancos e pagamento de salários? Veja Sábado é considerado dia útil para bancos e pagamento de salários? Veja (Foto: Canva Pro)

Entretanto, os bancos não consideram sábado como dia útil. E é por isso que acontece essa confusão.

Nenhuma instituição financeira possui expediente em finais de semana, incluindo sábados e domingos.

Qualquer cliente já deve ter percebido que ao realizar uma transferência bancária, a famosa TED, em um sábado, a transação só será concluída na segunda-feira.

O mesmo acontece para o pagamento de qualquer tipo de boleto nesse dia. Automaticamente, o próprio aplicativo do banco fará um agendamento para pagar no início do expediente da segunda-feira ou dia útil seguinte.

A única exceção é o Pix, que permite transações diversas a qualquer hora do dia ou da noite, inclusive em finais de semana e feriados.
E para pagamentos de salários, sábado é um dia útil?
Neste caso, como explicado acima, sim. Sábado é um dia útil para receber pagamentos de salários.

Para determinar o pagamento mensal, uma empresa deve levar em consideração como dias úteis os sábados, excluindo apenas domingos e feriados.

Portanto, o pagamento pode ser realizado normalmente em um sábado. E é obrigatório caso o sábado caia no dia 5º dia útil.

Isso porque, a Súmula 381 do TST, obriga que salários sejam pagos até o 5º dia útil do mês, incidindo em multa caso ultrapasse essa data.

É válido ressaltar ainda que sábados só não são considerados como úteis caso um feriado caia exatamente neste dia. Assim, o pagamento deverá ser feito na sexta-feira anterior ou na próxima segunda-feira.
Entenda como ganhar dinheiro no TikTok e como sacar o recurso (passo a passo)
O vídeo revela como é possível ganhar dinheiro com o Tiktok, e, ainda, ensina o passo a passo para poder sacar o recurso gerado. Vale a pena entender mais sobre o app que vem fazendo grande sucesso no país. Saiba mais detalhes assistindo ao vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies