Take a fresh look at your lifestyle.

Tarefas de casa com filhos: conheça dicas para que os pequenos ajudem conforme idade

Vargem Grande Paulista, 23 de maio de 2022, por Nayla Mayara – Muitas pessoas deixam para incluir os pequenos no processo de arrumação quando eles estão grandes. No entanto, saiba que há opções de tarefas de casa com filhos que podem ser feitas desde pequenos, permitindo que eles contribuam e também tenham mais conscientização.

Acontece que, famílias que começam desde cedo a investir em tarefas de casa com filhos, podem acabar tendo excelentes resultados em outros quesitos comportamentais, além da harmonia na casa. Então, veja algumas recomendações do AgroNews para que possa iniciá-los de forma lúdica e segura.

Leia mais: Como cuidar de suculentas no frio: dicas para não deixar a sua plantinha morrer nesse período
Tarefas de casa com filhos
Segundo Cecilia Minner para coluna Mães e Filhos do GNT, em publicação de 15 de março de 2012, a maioria das famílias tem dó de colocar filhos pequenos na arrumação diária. No entanto, os benefícios não são apenas para os pais, já que esta prática cria indivíduos mais conscientes e responsáveis. Logo, veja a lista de tarefas conforme idade que podem ser feitas.

Tarefas de casa com filhos, veja dicas de opções para que os pequenos ajudem conforme idade (Foto: Canva Pro) Tarefas de casa com filhos, veja dicas de opções para que os pequenos ajudem conforme idade (Foto: Canva Pro)
Pequenas organizações: 2 a 3 anos
A partir dos 2 anos ou até antes, é necessário que comece a abordar mais com os pequenos sobre organizações, sempre de forma lúdica. Então, brinque de guardar os próprios brinquedos ou livros, colocar os sapatos no lugar ou até levar alguns itens pro lixo. Além disso, ensiná-los a colocar roupa suja no cesto ou dobrar itens pequenos como panos de boca também são brincadeiras excelentes, sempre com muita festa no processo.
Maior independência: 4 a 6 anos
Além das tarefas anteriores, meninos maiores podem ser mais independentes nas tarefas domésticas. Assim, ensine-os a cuidar do pet, colaborando no banho e colocando ração. Além disso, ensine-os a arrumar a própria cama, secar louças, fazer o próprio lanche com segurança, arrumar a mochila, guardar roupas no armário ou regar plantas. Embora possa ter um pouco de resistência, trabalhe com um sistema de recompensas que ajude neste processo.
Tarefas mais complexas: 7 a 10 anos
Agora que os pequenos são mais independentes, é hora de maiores responsabilidades. Assim sendo, deixe algumas funções específicas, como, por exemplo, dobrar roupas, limpar o próprio quarto, ajudar na higienização do quintal, guardar compras de mercado, passar pano nos móveis ou até ajudar com a louça.

Entenda mais: Quais os benefícios da touca de cetim? Confira agora
Responsabilidade máxima: 11 anos em diante
Por último, as tarefas domésticas com filhos a partir dos 11 anos já podem ser mais complexas, permitindo que praticamente consigam realizá-las com pouca ou nada de supervisão. Embora possa encontrar resistência, é importante continuar incentivando e evitando que não cumpram com a responsabilidade.

Saiba mais: Aprenda de uma vez por todas como limpar box do banheiro e mantenha os vidros impecáveiseiro

Comentários estão fechados.