Take a fresh look at your lifestyle.

Plante cedro corretamente: veja como ele pode ficar grande e saudável!

As árvores de cedro necessitam de bastante espaço para crescer!

Chorozinho – CE, hoje, 29 de novembro de 2022, por Iara Costa – O cedro é uma árvore linda e que pode ser cultivada em diferentes tipos de solo, já que esta árvore adapta-se super bem a outros tipos de climas.

A madeira do cedro é muito usada para criação de móveis e artefatos e, além disso, é uma ótima opção de árvore ornamental. A saber, existem mais de 15 espécies dessa árvore espalhadas pelo mundo. Quer saber como cultivá-la? Então, confira a matéria!

Confira o passo a passo de como plantar cedro 

O primeiro passo para ter sucesso ao cultivar cedros é escolher um local perfeito. Isso mesmo! A árvore de cedro é uma planta que necessita de espaço para se desenvolver. Afinal, esta cresce muito na vertical, podendo chegar a medir até mesmo 30 metros de comprimento. 

Se seu objetivo é plantar mais de uma dessa árvore, cuide para deixar espaço, também, na horizontal. Logo, o ideal é deixar em torno de 1,5 de distância de uma árvore à outra, pois os galhos do cedro crescem bastante.

Plante cedro corretamente: veja como ele pode ficar grande e saudável! - Fonte: Canva
Plante cedro corretamente: veja como ele pode ficar grande e saudável! – Fonte: Canva

Uma dica: evite plantar o cedro próximo a árvores frutíferas e fontes de água, certo? Isso evitará que fungos do cedro passem para as frutas e, em relação às fontes de água, as raízes do cedro são intolerantes ao excesso de água. 

Junto a isso, procure um local que receba bastante luz do sol, visto que a luz solar o ajuda a crescer mais rápido. Apesar de ser uma árvore que se adapta fácil a diferentes climas, é importante manter o equilíbrio, regando com mais frequência ou protegendo suas raízes. 

Como plantar cedro 

Agora que você já analisou todos esses detalhes, outro ponto importante é realizar o plantio na estação adequada. Sendo assim, o início da primavera ou início do outono são as épocas mais adequadas. 

Então, adquira uma muda da planta, retire da embalagem e limpe a terra presente em suas raízes. Em seguida, coloque as raízes da muda em água. Feito isso, cave uma cova no local desejado e esta deve ser do tamanho suficiente para comportar as raízes da mudinha.

Plante cedro corretamente: veja como ele pode ficar grande e saudável! - Fonte: Canva
Plante cedro corretamente: veja como ele pode ficar grande e saudável! – Fonte: Canva

Antes de colocar a muda na cova, corte as pontinhas das raízes, uma vez que esta técnica estimula o crescimento das raízes. Coloque a muda na cova, deixando um pequeno relevo e, dessa forma, a drenagem ocorrerá mais facilmente. 

Deixe as raízes bem alinhadas e preencha a cova com a terra escavada. Use também, um substrato rico para nutrir a planta. O cedro deve receber bastante água em dias quentes. Portanto, faça uma vala ao redor dele e regue-o diariamente. 

Cuidados

Ademais, remova as ervas daninhas à medida que forem surgindo. Use fungicida no finalzinho do verão, bem como fertilizante antes da primavera, já que é nessa estação que esta árvore costuma crescer. Para finalizar, faça uma cerca de proteção em volta das árvores de cedro jovens.

Enfim, agora chegamos ao final deste post. Me conta, você já escolheu o local onde vai plantar cedro? Se você deseja conferir mais conteúdos como este, confira as demais matérias aqui do nosso site!

Comentários estão fechados.