Take a fresh look at your lifestyle.

Como plantar violetas através das folhas: dicas práticas de plantio

Há dois métodos fáceis para aqueles que desejam aprender como plantar violetas: por meio das folhas e por meio das touceiras

Mossoró — RN, 30 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — Ter plantas em casa pode até parecer fácil, no entanto, algumas necessitam de cuidados especiais. Uma espécie muito procurada por sua beleza e facilidade de plantio é a violeta. Sua forma de reprodução é simples e ocorre por meio das folhas. Mas, caso tenha interesse em saber como plantar violetas corretamente, nós temos as melhores dicas!

Apesar de ser uma das formas de reprodução mais simples no mundo das plantas, é preciso ter em mente que não se pode fazer de qualquer jeito e é necessário esperar que ela enraíze e vire uma bela planta. Pelo contrário! Saber como plantar violeta é um dos primeiros passos para ter essa espécie em sua casa. Além disso, é preciso também saber como cuidar dela.

Conheça os métodos de como plantar violetas

Quando se tem uma violeta já adulta e cheia de folhas, é chegado o momento de fazer mudas ou transferi-la para vasos maiores, para que assim, ela não corra nenhum risco de não sobrevivência. No quesito propagação, a violeta pode ser reproduzida de duas formas: divisão das touceiras e pelo enraizamento das folhas.

Como plantar violetas através das folhas: dicas práticas de plantio. Foto: Canva
Como plantar violetas através das folhas: dicas práticas de plantio. Foto: Canva

Divisão das touceiras

Esse método é bastante utilizado não somente nessa espécie, mas em outras também. Todavia, caso esteja aprendendo agora como plantar violetas, saiba que esse processo é delicado e exige paciência.

As touceiras nada mais são que o conjunto de novas raízes no solo. Quando retiradas, é perceptível ver a mistura do solo e das pequenas raízes, como se fosse uma espécie de bola. Logo após retirar a planta do local onde estava, essas touceiras precisam vir junto, para conseguir reproduzir novas mudas.

Como plantar violetas pelas folhas

Nessa forma de reprodução, serão usadas as folhas ao invés das raízes. O primeiro passo será esterilizar uma tesoura na chama do fogão, para que a planta não corra o risco de pegar fungos.

Em seguida, deverá usar a tesoura e retirar as folhas que estão na camada mais externa da planta, lembrando-se de retirar até o “cabinho” da folha, também conhecido como pedúnculo.

Aguarde 48 horas ou até notar que no cabinho das folhas retiradas criou-se uma película protetora. Com isso, basta enterrar as folhas cerca de 2 centímetros no solo igual ou semelhante ao processo da planta mãe. E regar de modo a deixar o solo úmido, mas nunca encharcado.

Em algumas semanas, as folhas começarão a enraizar e você terá que colocá-las em vasos próprios, para terem espaço para crescer.

Com essas dicas do Diário Prime de como plantar violetas, você terá sempre novas mudas em casa, deixando seu jardim ou espaço ainda mais charmoso e colorido.

Comentários estão fechados.