Como limpar a caixa de areia do gato? Aprenda a forma correta

Assim é possível oferecer mais higiene para o local

As caixas de areia são fundamentais para quem tem gatos em casa. Afinal, o animal tem hábitos naturais fortes, e sempre busca enterrar os seus dejetos. No entanto, é preciso sempre manter esse local limpo, tanto pela qualidade de vida do gato quanto também pela própria limpeza do ambiente em geral. Por isso, nessa quinta-feira, dia 10 de março, você vai aprender de vez como limpar a caixa de areia do gato.

Felizmente, esse é um processo bem simples, e que não exige tanta prática. De todo modo, é sempre importante observar questões como a quantidade de vezes ideal dessa limpeza, e também qual a quantidade correta de areia que deve ser retirada. E é justamente sobre isso que Vida de Casa vai falar nesse artigo.

Veja também: Ora-pro-nóbis: veja como cultivar essa planta delicada e bonita – Vida de Casa
Como limpar a caixa de areia do gato
A limpeza da caixa de areia é fundamental para a manutenção do hábito do animal, e deve ocorrer de forma diária. Afinal, é preciso acompanhar a rotina do próprio gato, oferecendo-lhe melhores condições de vida e de saúde.
Limpar duas vezes ao dia
Um ponto bem importante é que os gatos são animais bem limpos, e realmente sempre buscam locais higiênicos para fazerem suas necessidades. Dessa forma, mesmo quando já estão habituados a utilizarem a caixa de areia, eles deixam de utilizá-la, caso ela fique suja.

Então, é indispensável não apenas saber como limpar a caixa de areia do gato, mas também fazer isso com uma boa frequência. O ideal, nesse sentido, é sempre fazer essa limpeza por cerca de duas vezes ao dia. Afinal, não são apenas as fezes que devem ser coletadas, mas também a urina do animal.

Leia mais: Graminha para gatos! Aprenda a produzir em casa e divirta o seu pet
Fazendo a limpeza corretamente
Outro ponto importante de como limpar a caixa de areia do gato é que não há a necessidade de retirar toda a areia da caixa. Afinal, o local onde o animal fizer suas necessidades ficará bem demarcado, uma vez que a areia irá grudar em volta da urina ou das fezes.

Por isso, tudo o que é necessário é simplesmente movimentar levemente a areia da caixa, para ver qual área foi afetada. Assim, basta apenas retirar essa parte com uma pá. Outro ponto é que não é preciso peneirar ou algo do tipo. Basta apenas retirar a área com os dejetos e repor a mesma quantidade com areia nova.

Assim, assista o vídeo do canal “Conviva Bicho” e aprenda mais:

Confira: Como aumentar a vida útil do celular: confira as dicas agora

Comentários estão fechados.