Alimentos para visão: saiba quais são os alimentos que ajudam na saúde dos olhos

Não é apenas a cenoura beneficial para a visão

Conhecer quais são os melhores alimentos para visão ajuda a manter uma alimentação que atenda as necessidades dos olhos. Afinal, com a idade e outras interferências, esse é um órgão bastante afetado, e tomar os devidos cuidados é indispensável para manter a saúde visual. Nessa segunda-feira, dia 28 de fevereiro, você vai saber conhecer os alimentos perfeitos para essa questão.

Nesse sentido, consumir os alimentos certos é uma das formas mais eficientes de repor os nutrientes que o corpo não é capaz de produzir. Por isso, uma alimentação adequada é fundamental. Assim, o Vida de Casa mapeou os principais relacionados à visão.

Leia mais: Como economizar alimentos: veja 3 dicas simples para evitar desperdícios – Vida de Casa (diarioprime.com.br)
Quais os melhores alimentos para visão?
O objetivo de consumir alimentos que ajudem a manter a saúde ocular é justamente evitar doenças como a degeneração macular, que está relacionada à idade, e que afeta a retina do olho. Assim, é possível, através dos alimentos, levar os nutrientes necessários para os olhos. Nesse caso, os alimentos antioxidantes, os carotenóides e os ricos em ômega 3, são três grupos indispensáveis.
Antioxidantes
Um grupo de alimentos para visão muito importantes são os antioxidantes. Afinal, eles agem diretamente no combate dos radicais livres, que estão ligados às doenças degenerativas, como a degeneração macular.

Nesse sentido, alguns alimentos antioxidantes são o limão, a acerola e a laranja, que são ricos em vitamina C. Além do mais, o óleo de girassol e abacate são ótimas fontes de vitamina E. Fora isso, a cafeína (do café), também é um antioxidante importante, e que ajuda a manter a saúde dos olhos em dia.

Confira: O que comer depois de malhar? Saiba tudo sobre a alimentação pós-treino – Vida de Casa (diarioprime.com.br)
Carotenóides
O segundo grupo de alimentos para visão refere-se aos carotenóides. Nesse caso, eles atuam na reposição de elementos como a luteína, que são pigmentos alaranjados que estão presentes na mácula do olho. O grande problema é que o corpo humano não produz esses pigmentos, sendo preciso consumir alimentos que os possuem.

Assim, entram em ação os alimentos alaranjados, frutas amarelas e também verde escuro. Nesse caso, são exemplos como a tão famosa cenoura, mamão papaia, espinafre, brócolis, alface, etc. Além disso, a gema do ovo também possui um papel de destaque. Afinal, é o único carotenóide de origem animal.
Ômega 3
Por fim, um terceiro grupo de alimentos para visão, e que geram muitos benefícios para a saúde visual são os ricos em Ômega 3. Nesse caso, esses são ácidos graxos que o corpo também não produz, mas são indispensáveis para a retina, e ajudam também no processo de lubrificação dos olhos.

Assim, é importante consumir peixes como a sardinha, o atum e o salmão. Além do mais, as nozes, a chia e as sementes de linhaça também são fontes bastante ricas em ômega 3. Por isso, eles devem fazer parte desse cardápio.

Então, para conhecer mais alimentos, basta assistir o vídeo do canal “Dr. Lucas Faustinoni”:

Veja também: Conheça os alimentos que não engordam e ainda ajudam a emagrecer (diarioprime.com.br)

 

Comentários estão fechados.