Take a fresh look at your lifestyle.

Jair Bolsonaro volta a declarar que “se depender dele, não vai mais ter demarcação indígena”

O presidente recém eleito, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a falar, durante uma entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, que, no que depender dele, não existirá mais demarcação de terras indígenas no Brasil.

Reprodução/ Daniel Ferreira/Metrópoles

“Eu tenho falado que, no depender de mim, não tem mais demarcação de terra indígena”, declarou Bolsonaro nesta segunda-feira, 5 de novembro, para o apresentador José Luiz Datena . “Afinal de contas, temos uma área mais que a região Sudeste demarcada como terra indígena. E qual a segurança para o campo? Um fazendeiro não pode acordar hoje e, de repente, tomar conhecimento, via portaria, que ele vai perder sua fazenda para uma nova terra indígena”, falou Bolsonaro.

De acordo com Jair Bolsonaro, as reservas indígenas que existem foram “superdimensionadas” e “não tem como mexer”, porém disse que o que porventura ele vier a fazer é “com o aparato da lei”. “Índio é um ser humano como nós. Ele quer empreender, quer luz elétrica, quer médico, quer dentista, quer um carro, quer viajar de avião”, falou Bolsonaro.

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro explicita seu posicionamento neste aspecto. Em uma outra entrevista concedida, antes das eleições, o capitão reformado teceu crítica ao que ele chamou de “indústria da demarcação de terras” e falou que os índios “não querem ser latifundiários”. “Índio quer poder arrendar a terra, quer poder fazer negócio (…) Não quer ser usado para políticas”, alegou, naquele momento.

No ano de 2017, no decorrer de uma visita a Mato Grosso, Bolsonaro também falou que se mostrava contra o reconhecimento de novas terras indígenas no país. “Não terá um centímetro quadrado demarcado”, declarou.

De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), o cancelamento de novas demarcações de terra indígena poria um fim aos 129 processos que atualmente estão em andamento, em diferentes fases. Existem hoje em dia  cerca de 11,3 milhões de hectares em estudo para demarcação, comportando aproximadamente algo em torno de 120 mil indígenas.

Comentários estão fechados.