Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Quem são os técnicos brasileiros mais vitoriosos na Libertadores?

Renato Gaúcho lidera o ranking com folga

Mais uma edição da Libertadores, o maior torneio do futebol sul-americano, foi iniciada. Times brasileiros como Santos e Grêmio estrearam na competição com resultados positivos na fase preliminar. E em um destes jogos, está Renato Gaúcho, que venceu seu 43º jogo no campeonato. Saiba hoje (11/03) quem são os técnicos brasileiros com mais vitórias na Copa.

A Copa Libertadores da América é disputada desde 1960, de forma oficial, com o Santos sendo um dos primeiros campeões da história, ainda na época de Pelé e seus companheiros.

61 anos depois, os clubes brasileiros que entram na competição geralmente são postulantes ao título. Não é à toa que nos últimos dois anos, o troféu veio para o Brasil, com Flamengo e Palmeiras.

Leia também: No Grêmio, Diego Souza tem a maior média de gols da carreira aos 35 anos

Quem são os técnicos brasileiros mais vitoriosos na Libertadores?
Quem são os técnicos brasileiros mais vitoriosos na Libertadores? (Foto: Getty Images)

No que se refere aos treinadores com mais vitórias, Renato Gaúcho é o número 1 do Brasil em termos de jogos vencidos em partidas da competição da Conmebol. Contra Ayacucho, do Peru, o técnico aumentou a sua liderança isolada neste quesito.

Renato Gaúcho: o técnico brasileiro com mais vitórias na Libertadores

A goleada por 6 a 1 na partida de ida da segunda fase preliminar do torneio foi a vitória de número 43 da carreira de Renato Portaluppi, ou Renato Gaúcho, como preferir.

Durante a edição de 2020, o treinador gremista ultrapassou Luiz Felipe Scolari e assumiu de uma vez por todas o posto de técnico com mais vitórias na Libertadores.

Em 2021, sua liderança provavelmente será ampliada em relação aos demais treinadores brasileiros, tendo em vista os quatro demais técnicos que fecham o TOP-5 não vão disputar a competição na atual temporada.

Além disso, é válido ressaltar que Renato está ocupando a quinta posição entre os técnicos que mais venceram em todas as edições da Libertadores, incluindo treinadores estrangeiros.

O colombiano Gabriel Ochoa Uribe, já falecido, que atuou como técnico de 1958 a 1985, lidera o ranking, com 48 triunfos. Ou seja, é possível que o técnico do Grêmio assuma a primeira posição do ranking geral neste ano.

Os técnicos com mais vitórias na Copa

  • Renato Gaúcho – 43 vitórias
  • Luiz Felipe Scolari, o Felipão – 41 vitórias
  • Muricy Ramalho – 37 vitórias
  • Tite – 36 vitórias
  • Vanderlei Luxemburgo – 36 vitórias
  • Cuca – 32 vitórias
  • Abel Braga – 31 vitórias
  • Emerson Leão – 25 vitórias
  • Mano Menezes – 21 vitórias
  • Paulo César Carpegiani – 19 vitórias
  • Telê Santana – 19 vitórias

Além do líder Renato, somente Cuca tem presença garantida na edição de 2021 da Libertadores entre os técnicos em atividade citados acima.

Leia também: 5 goleadas inesquecíveis por 7 a 1 no futebol brasileiro

Melhor aproveitamento: Telê Santana

Apesar de ter vencido apenas 19 vezes em duelos válidos pela competição mais desejada do continente sul-americano, o lendário técnico brasileiro conquistou dois títulos comandando o São Paulo, no início da década de 1990.

Os títulos foram conquistados com o São Paulo nas edições de 1992 e 1993.

Seguindo a mesma linha do ex-treinador são-paulino, Carpegiani também tem um aproveitamento praticamente impecável como técnico no torneio. Em 1981, dirigiu o Flamengo e foi campeão, apesar de ter apenas 19 vitórias.

Leia ainda: Manchester United x Milan: gigantes voltam a se enfrentar após 11 anos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.