Quem são os técnicos brasileiros mais vitoriosos na Libertadores?

Renato Gaúcho lidera o ranking com folga

Mais uma edição da Libertadores, o maior torneio do futebol sul-americano, foi iniciada. Times brasileiros como Santos e Grêmio estrearam na competição com resultados positivos na fase preliminar. E em um destes jogos, está Renato Gaúcho, que venceu seu 43º jogo no campeonato. Saiba hoje (11/03) quem são os técnicos brasileiros com mais vitórias na Copa.

A Copa Libertadores da América é disputada desde 1960, de forma oficial, com o Santos sendo um dos primeiros campeões da história, ainda na época de Pelé e seus companheiros.

61 anos depois, os clubes brasileiros que entram na competição geralmente são postulantes ao título. Não é à toa que nos últimos dois anos, o troféu veio para o Brasil, com Flamengo e Palmeiras.

Leia também: No Grêmio, Diego Souza tem a maior média de gols da carreira aos 35 anos

Quem são os técnicos brasileiros mais vitoriosos na Libertadores? Quem são os técnicos brasileiros mais vitoriosos na Libertadores? (Foto: Getty Images)

No que se refere aos treinadores com mais vitórias, Renato Gaúcho é o número 1 do Brasil em termos de jogos vencidos em partidas da competição da Conmebol. Contra Ayacucho, do Peru, o técnico aumentou a sua liderança isolada neste quesito.
Renato Gaúcho: o técnico brasileiro com mais vitórias na Libertadores
A goleada por 6 a 1 na partida de ida da segunda fase preliminar do torneio foi a vitória de número 43 da carreira de Renato Portaluppi, ou Renato Gaúcho, como preferir.

Durante a edição de 2020, o treinador gremista ultrapassou Luiz Felipe Scolari e assumiu de uma vez por todas o posto de técnico com mais vitórias na Libertadores.

Em 2021, sua liderança provavelmente será ampliada em relação aos demais treinadores brasileiros, tendo em vista os quatro demais técnicos que fecham o TOP-5 não vão disputar a competição na atual temporada.

Além disso, é válido ressaltar que Renato está ocupando a quinta posição entre os técnicos que mais venceram em todas as edições da Libertadores, incluindo treinadores estrangeiros.

O colombiano Gabriel Ochoa Uribe, já falecido, que atuou como técnico de 1958 a 1985, lidera o ranking, com 48 triunfos. Ou seja, é possível que o técnico do Grêmio assuma a primeira posição do ranking geral neste ano.
Os técnicos com mais vitórias na Copa

Renato Gaúcho – 43 vitórias
Luiz Felipe Scolari, o Felipão – 41 vitórias
Muricy Ramalho – 37 vitórias
Tite – 36 vitórias
Vanderlei Luxemburgo – 36 vitórias
Cuca – 32 vitórias
Abel Braga – 31 vitórias
Emerson Leão – 25 vitórias
Mano Menezes – 21 vitórias
Paulo César Carpegiani – 19 vitórias
Telê Santana – 19 vitórias

Além do líder Renato, somente Cuca tem presença garantida na edição de 2021 da Libertadores entre os técnicos em atividade citados acima.

Leia também: 5 goleadas inesquecíveis por 7 a 1 no futebol brasileiro
Melhor aproveitamento: Telê Santana
Apesar de ter vencido apenas 19 vezes em duelos válidos pela competição mais desejada do continente sul-americano, o lendário técnico brasileiro conquistou dois títulos comandando o São Paulo, no início da década de 1990.

Os títulos foram conquistados com o São Paulo nas edições de 1992 e 1993.

Seguindo a mesma linha do ex-treinador são-paulino, Carpegiani também tem um aproveitamento praticamente impecável como técnico no torneio. Em 1981, dirigiu o Flamengo e foi campeão, apesar de ter apenas 19 vitórias.

Leia ainda: Manchester United x Milan: gigantes voltam a se enfrentar após 11 anos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies