Take a fresh look at your lifestyle.

Evasão acadêmica pós-pandemia nos cursos superiores; entenda o motivo

Evasão de acadêmicos do curso de jornalismo

Arenápolis-MT, segunda-feira, 27 de junho por Thais Rezende para o site Diário Prime – O sistema educacional vinha sofrendo com a evasão acadêmica. Mas com o Covid19 a evasão acadêmica aumentou.

Neste momento pós-pandemia e com as voltas as aulas presenciais, notou-se uma grande evasão acadêmica. Onde as faculdades tiveram vários acadêmicos com desistência.

Confira aqui: Cidade de Arenápolis lança concurso para Rainha da Exponápolis 2022
O que é evasão acadêmica e quais os motivos que acontecem
A evasão acadêmica de forma básica é o abandono da vida acadêmica por parte dos alunos. Existem inúmeros motivos para que isso ocorra. Mas devido à pandemia os casos de abando da vida letiva aumentaram.

Porém dentro do contexto pós-pandêmico o impasse se agravou ainda mais. Onde ocorreu também o distanciamento do ambiente de ensino. Com isso diversos acadêmicos que não tem acesso à internet encontrou dificuldades para continuar a vida acadêmica. Sendo assim mais um dos motivos da evasão acadêmica.

Leia aqui: Convênio para a construção da quadra poliesportiva em Arenápolis-MT. Confira
Evasão do curso de Jornalismo em Tangará da Serra-Mt
Ao ser pesquisada a lista de acadêmicos que se matriculou no curso de jornalismo no ano de 2019/1 obteve 118 matrículas, 2019/2 140 matrículas. Já no ano de 2020/1teve somente 1 matrícula, 2020/2 não teve nenhuma matrícula. No ano de 2021/1 93 matrículas 2021/2 143 matrículas.

Esse ano 2022/1 pós-pandemia já teve 163 matrículas, ou seja nos anos foco da pandemia os acadêmicos preferiam trancar ou não se matricular ao invés de participar da modalidade Online.
Esses dados já mostram o quanto diminuiu o número de ingressantes na faculdade nesses anos de pandemia, antes, durante e agora. (Ana Andruchak, coordenadora do curso de Jornalismo de Tga).
Nesse meio tempo podemos notar pelo número de matrículas no curso de jornalismo como foi o período de pandemia. Apenas 1 matrícula no ano de 2020. Isso aconteceu não apenas no curso de jornalismo, mas sim em vários cursos superiores. Em uma conversa com o líder de um dos ônibus que levam alunos até as universidades. o Sr. Deyvisson Ximenes afirma:
“segundo os dados estatístico o numero que tinha antes da pandemia continua na mesma proporção agora pós pandemia, somente durante a pandemia que deu uma baixa. Devido decretos governamentais, ou seja, as restrições de ambientes fechados, devido muitos não concordarem com as aulas online. Então muitos que trancaram durante a pandemia voltaram agora com as aulas presenciais. No meu ponto de vista no ônibus está de até igual para mais agora pós pandemia.
A evasão acadêmica deve ser solucionada e analisada com cautela
O ingresso no ensino superior está mais fácil, todavia não são todos que chegam ao final, muitos desistem na metade do curso. Isso ocorre por vários motivos: falta de condições financeiras, qualidade do curso e agora recentemente a pandemia.

Afinal seja qual for o motivo, a evasão acadêmica é um assunto de suma importância e deve ser analisado e solucionado.

Leia mais: Como os comércios de Arenápolis-MT vem reagindo após pandemia? Confira

Comentários estão fechados.