Take a fresh look at your lifestyle.

Ambrosia: a sobremesa dos deuses para ser apreciada hoje mesmo.

O quitute leva apenas 6 ingredientes para ficar pronto e rende até 6 porções.

A ambrosia é uma sobremesa que, certamente, agrada qualquer paladar. Por isso hoje, dia 16 de agosto, aprenda aqui na coluna Mega Gostoso como preparar esta deliciosa receita. Saiba que o prato é fácil e rápido de fazer: fica pronto em até 30 minutos e rende até 6 porções.
Saiba mais sobre a Ambrosia
Chamada de “sobremesa dos deuses”, a ambrosia é chamada assim e não é à toa. De acordo com alguns historiadores, a sua origem vem da mitologia grega. Isso mesmo que você leu! Estudando a origem da palavra, justamente o significado é “dos deuses”. Isso ocorre porque os gregos acreditavam que as divindades se alimentavam de um néctar muito específico. E o nome? Ambrosia. Eles ainda acreditavam que se o mortal bebesse do fruto, seria recompensado com a imortalidade.

Contudo saindo do campo da mitologia, estudiosos creem que a origem do doce vem justamente de Portugal. Mas fomos nós, brasileiros, que aperfeiçoamos a receita e nisso tornou-se um item tradicional na nossa culinária. Como dito, a receita leva apenas 6 ingredientes. Inclusive, todos são encontrados no supermercado. E o melhor: tem um baixo custo de investimento. Ademais, vamos aprender a receita de ambrósia.

Receita de ambrosia /Reprodução: Cook'n'Enjoy Receita de ambrosia /Reprodução: Cook’n’Enjoy

 

Veja também: Torta holandesa fácil: faça a receita e ganhe muitos elogios no almoço ou jantar
Ingredientes

1 litro de leite;
500 gramas de açúcar;
5 ovos batidos;
1 limão (raspa);
1 pau de canela;
Canela em pó.

Como preparar a Ambrosia?
Primeiramente, devemos separar uma panela. Então, nela colocar o leite e o pau de canela. Portanto, acenda o fogo em nível médio e mexa de vez em quando. Para isso, utilize uma colher de madeira ou espátula. Assim, o leite ficará aromatizado.

Em seguida, quando o leite levantar o ponto de fervura é hora de colocar o açúcar. Logo, mexa mais uma vez na intenção de dissolver os grãos. Aqui, pode colocar também o suco de limão, se for da sua preferência. Depois, acrescente as raspas do limão e os ovos batidos. Dessa maneira, utilize um fouet agora. Pois então, mexa até que se formem gruminhos na massa. Isso indica que os ovos estão sendo cozidos.

Quanto mais grumo for formado, mais cozida a ambrosia está. Outro ponto que indica se a sobremesa está pronta, é a calda reduzir bastante. Por isso, quando chegar neste ponto, basta transferir para uma tigela. Então, polvilhe canela em pó por toda a sobremesa e está pronto para servir.
Outras formas de consumir a Ambrosia
A sobremesa é bastante versátil e, por isso, você pode adicionar alguns ingredientes para que fique mais saborosa. Uma destas opções é utilizar a laranja, apenas adicionando o suco. O sabor mais adocicado é um ótimo complemento ao azedinho do limão.

Outra opção é trocar ingredientes. Neste caso, destacamos colocar chocolate no lugar do suco de limão. Para isso, basta derreter o chocolate em banho-maria e depois seguir a receita da mesma forma que a tradicional. Ficará delicioso de qualquer jeito.

Comentários estão fechados.