Confira a melhor maneira de adubar orquídeas para obter flores lindas e saudáveis
A casca de ovo é uma rica fonte de potássio, assim como um excelente nutriente para plantas de frutos e flores!
Chorozinho – CE, hoje, 7 de novembro de 2022, por Iara Costa – Quer adubar orquídeas, mas não sabe qual o melhor adubo para ajudá-la a florir mais intensamente?
Então, você precisa ler esta matéria, a saber, hoje, preparamos duas receitas de adubo caseiro maravilhosos e super econômicos, que irão deixar sua plantinha muito mais saudável e viçosa. Confira!
Quais os melhores nutrientes para adubar orquídeas?
A melhor forma de adubar orquídeas para que possa florir bastante é utilizando o adubo com compostos do NPK. Visto que, este tipo de fertilizante é composto por nitrogênio, fósforos e potássio, elementos necessários para o bom desenvolvimento das plantinhas.
Logo, você pode comprar este adubo já pronto ou preparar seu o próprio caseiro. Isso mesmo! Existem diversos alimentos que vão ao lixo na maioria das vezes, mas que podem ser reaproveitados para adubar plantas. Vejamos alguns deles.
Adubo de casca de ovo
A casca de ovo é uma excelente fonte de potássio, cálcio e magnésio. Dessa forma, ajuda a planta a crescer forte e saudável. Portanto, é um adubo perfeito para orquídeas, já que, ajuda a manter o PH do solo equilibrado.
Para prepará-lo, você vai precisar de 6 casquinhas de ovo. Após juntar a quantidade necessária, coloque-as em um papel toalha e deixe-as secar à sombra. Assim que estiverem sequinhas, quebre-as manualmente.
Feito isso, coloque-as no liquidificador e triture até que virem um pozinho. Pronto! O adubo está pronto e agora é só adubar sua orquídea. Contudo, tenha cautela e não exagere na dose.
Uma vez que as orquídeas preferem solos com o PH neutro a levemente ácido, adubá-las em excesso com este adubo, pode deixar o solo alcalino. Nesse sentido, observe como sua orquídea responderá ao estímulo do adubo.
Pode adubar orquídeas com casca de ovo e café?
Sim, outra maneira de adubar as orquídeas é com um adubo à base de casca de ovo e pó de café. Assim, basta seguir os mesmos passos da receita anterior, porém, você deve pegar borra de café e deixá-la secar ao sol.
Quando a borra estiver sequinha, pegue um medida de pó de casca de ovo, juntamente com uma medida de borra de café. Desse modo, coloque-as em um recipiente e misture bem e, pronto! O adubo está pronto para ser usado.
O adubo de casca de ovo deve ser usado a cada 40 dias, sem ultrapassar a quantidade de 50 gramas a cada metro linear de solo, okay? A durabilidade deste adubo é de até 6 meses.
Enfim, o que você achou dessas receitas para adubar orquídeas? Muito práticas e econômicas, não é mesmo? Se você gostou dessa matéria compartilhe com seus amigos que tem orquídeas. Ah, e não esqueça de acompanhar as novidades aqui do nosso site!
Comentários estão fechados.