Água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada? Descubra se essa receita da vovó tem alguma eficácia

Sem dúvidas, esta é uma das receitas mais indicadas pelas vovós

Montes Claros, 30 de maio de 2022, por Diego Rodrigues – Você já ouviu dizer que água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada, não é mesmo? Sem dúvidas, esta é uma das receitas mais indicadas pelas vovós. Entretanto, hoje você vai descobrir se esta bebida pode trazer algum benefício de fato, ou é apenas crendice popular.

Água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada? Bem, a infecção de garganta pode ser causada por diversos motivos, como gripes e resfriados, alergias, sinusite, laringite, etc. Nesses casos, é comum que a pessoa sinta dificuldade para engolir, dor de garganta, rouquidão e/ou febre. Mas, voltando à questão inicial, existem duas respostas para esta pergunta, veja a seguir!
Água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada?
Sobre os sintomas, de acordo com um material veiculado pela redação do site IstoÉ, em 24 de novembro de 2020, esta mistura caseira pode, sim, aliviar sintomas como a dor e a ardência na garganta. “Isso pode ter relação com as propriedades do vinagre e do sal”, afirma Sam Huh, chefe de otorrinolaringologia do Mount Sinai Brooklyn (EUA).

Porém, a má notícia é que a solução não consegue acabar com a infecção. Ou seja, mesmo tendo ação anti-inflamatória, a bebida não consegue expulsar os vírus que causam a inflamação. Nesse sentido, seria interessante aliar o uso da infusão ao consumo de alimentos ou chás que fortalecem a imunidade. Desse modo, você teria o alívio e o combate ao mesmo tempo.

água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada-Foto: Canva Pro água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada-Foto: Canva Pro

Saiba mais: Criança pode tomar quentão sem álcool? Veja o que dizem os especialistas e aprenda como preparar a bebida
Como preparar água morna com sal e vinagre
O sal é um agente desinfetante natural, enquanto o vinagre tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Assim, juntos, estes ingredientes ajudam a reduzir a inflamação da garganta e aliviar os sintomas. Sendo assim, para fazer esse gargarejo, você vai precisar de:

1 copo de água morna;
Uma colher de chá de sal;
1 colher (chá) de vinagre.

Veja também: Você sabe para que serve o chá de porangaba? Veja quantos benefícios esta bebida pode oferecer para sua saúde
Com que frequência devo gargarejar?
Enfim, é correto afirmar que quando se trata do alívio dos sintomas, a água morna com sal e vinagre é bom para garganta inflamada. Mas, o AgroNews lembra que além do gargarejo, é importante tomar bastante líquido e ingerir alimentos líquidos e mais facilitados de engolir, como sopas e papas. Também é recomendável fazer inalações de água quente para aliviar a congestão nasal e a dor. Por fim, misture todos os ingredientes e faça gargarejos com essa solução 3 vezes ao dia.

Você também pode gostar: Lábios ressecados no frio? Veja essas 3 dicas matadoras para acabar com a dor e ardência na sua boca

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies