Take a fresh look at your lifestyle.

Adubação verde: aprenda mais sobre essa prática muito utilizada por produtores!

Utilize feijões para depositar nitrogênio (N) no solo

Recife-PE, 26 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. Você sabe como fazer adubação verde usando feijões? Hoje você vai aprender, pois, muito além de pratos saborosos, os feijões fazem a reciclagem de nutrientes no solo. Veja como, a seguir.

Essa é uma agrícola sustentável, cultivo de cultura de feijões para recuperar e manter a fertilidade do solo. O solo é um organismo vivo, através dessa adubação natural e simples fornecemos nutrição do solo. A ideia é depositar nutrientes sem nenhum tipo de produto químico, construindo uma fertilidade no solo.

O que a adubação verde visa?

O nitrogênio é um macronutriente muito importante para o desenvolvimento vegetal. Todavia, os solos são naturalmente pobres em relação a ele. Porém, muitas são as formas de adicionar N no solo.

Do mesmo modo, as plantas da família das leguminosas (fabaceae), que são os feijões, fixam nitrogênio no solo.

Essa prática é muito conhecida como adubação verde, porque usa apenas plantas para adubar. No final de cada ciclo dos feijões plantados realiza-se o manejo que é a roçagem, trituração do material vegetal e depósito do mesmo no solo.

Enfim, devolve a biomassa para o solo que pode servir de alimento para os animais criados e a fauna natural do ambiente.

Aprenda como funciona a adubação verde

Adubação verde: aprenda mais sobre essa prática muito utilizada por produtores! - Fonte: Canva
Adubação verde: aprenda mais sobre essa prática muito utilizada por produtores! – Fonte: Canva

Nas raízes das leguminosas estão presentes bactérias que absorvem o N atmosférico e fixam no solo, assim como da matéria orgânica no ecossistema. Nesse sentido, os feijões são maravilhosos para adubação orgânica.

Algumas espécies muito usadas para fertilizar o solo: feijão-de-porco, feijão-mucuna, guandú, crotaláliria, feijão-espada, lab-lab e outras espécies capazes de favorecer a fixação de nitrogênio no sistema. Sendo assim, promove acúmulo de biomassa em um curto espaço de tempo.

Evita a perda de água do solo e é um cultivo associado que não favorece apenas o produtor orgânico, mas também o convencional.

Além disso, na colheita é usado para alimentação humana e de animais. Também pode ser comercializada e fornece sementes para as próximas semeaduras.

A semeadura é feita a lanço, dividindo a área e lançando as sementes sem muita técnica. Basta depositar as sementes em área já revolvida ou arada, para que as sementes germinem bem.

Agora, a escolha é sua, colher ou apenas incluir biomassa. Se não tem interesse na colheita faça o roçado durante a floração.

Motivos para usar feijão na adubação:

  • Favorece o aumento da eficácia dos outros adubos e fertilizantes;
  • Aumenta a atividade microbiana e a liberação de nutrientes;
  • Melhora as propriedades físicas do solo;
  • Aumenta a produtividade das culturas e rentabilidade agropecuária;

Compartilhe esse conteúdo do Diário Prime com um colega, para ele aprender mais sobre a adubação verde utilizando feijões. Além do mais, comente sua opinião sobre o tema.

Comentários estão fechados.