3 times ainda brigam por vaga na Sul-americana na última rodada do Brasileirão

Sport, Bahia e Fortaleza concorrem pela última vaga no torneio continental

A temporada de 2020 do futebol brasileiro chegou à última semana. Restando apenas uma rodada para o final do Brasileirão, ainda restam definições a serem feitas na parte de cima da classificação, com a disputa pelo título, mas também entre os times que vão jogar a próxima edição da Sul-americana. Entenda, hoje (22/02) quais equipes ainda brigam por uma vaga no torneio continental.

Após o título da Libertadores conquistado pelo Palmeiras em uma final brasileira, contra o Santos, foi aberta mais uma vaga de classificação para o torneio através da tabela da Série A. Como o mesmo time palmeirense e o Grêmio vão se enfrentar na decisão da Copa do Brasil, outra vaga está aberta para a mesma competição.

Desta forma, os oito primeiros times estão garantidos na Libertadores de 2021. O aumento de vagas na competição também causa impacto direto na Copa Sul-americana, pois as duas últimas vagas de classificação para o torneio também descem para equipes que estão na parte inferior da tabela.

3 times ainda brigam por vaga na Sul-americana na última rodada do Brasileirão Três times ainda brigam por vaga na Sul-americana na última rodada do Brasileirão (Foto: Felipe Santana / EC Bahia)

Isto é, vão garantir vaga na Sul-americana 2021 os times que terminarem o Brasileirão entre 9º ao 14 lugar. Assim, deixando de fora de alguma competição internacional somente as últimas seis equipes do campeonato.

Leia mais: Quem são os clubes brasileiros classificados para a Libertadores de 2021
Quem já conquistou vaga na próxima Sul-americana?
As cinco primeiras vagas na competição internacional já estão devidamente preenchidas.

Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Corinthians, Red Bull Bragantino e Ceará conquistaram seus lugares antes mesmo da 37ª rodada.
Resta apenas uma vaga a ser preenchida no Brasileirão; que está disputando?
Após a penúltima rodada ser disputada, a busca pela sexta e última vaga ganhou concorrência direta do Bahia, que escapou do rebaixamento após vencer o Fortaleza e, de quebra, passou a disputar uma vaga na Sul-americana.

Atualmente, o 14º colocado do Brasileirão é o Sport, com 42 pontos. A equipe pernambucana irá enfrentar o Athletico Paranaense, fora de casa, na última rodada.
Já o Bahia está em 15º lugar, com 41 pontos, e jogará em casa contra o Santos na última rodada.
Também há o Fortaleza na disputa. O time cearense tem 41 pontos e visitará o Fluminense na 38ª rodada da Série A.

Portanto, são três times nordestinos disputando a última vaga na Copa Sul-americana de 2021.

Leia também: Na era dos pontos corridos, quem são os técnicos com mais vitórias
Torneio de 2021 irá estrear seu novo formato
Diferentemente do que o torcedor ficou habituado a ver da Copa Sul-americana desde que ela foi iniciada, no início dos anos 2000, a edição de 2021 irá marcar a estreia de um novo formato de disputa do torneio continental.

A competição será disputada em um sistema semelhante ao da Copa Libertadores da América, inicialmente com equipes agrupadas em oito chaves, que garantem os dois primeiros colocados na fase de mata-mata.

Após a fase de grupos, as equipes irão se enfrentar em fases eliminatórias, com jogos de ida e volta, das oitavas de final até a decisão em jogo único.

Com o novo formato, os times terão garantidos seis jogos na Sul-americana e não mais apenas os dois primeiros, como aconteceria no sistema anterior de disputa.

Leia ainda: Brasileirão de 2020 é a edição que Cássio levou mais gols

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de privacidade e cookies