Plantas na água: como cultivá-las e dicas extras
Jardineiros experientes e amadores costumam ter dúvidas sobre o cuidado de cada espécie. Veja como cuidar de plantas na água
Vargem Grande Paulista, 28 de novembro de 2022, por Beatriz Ojeda – Ter um jardim ou uma casa cheia de plantas e florescendo de forma adequada, é o sonho de muitas pessoas. Embora pareça que é preciso muito conhecimento ou dedicação, apenas dicas simples para cada espécie podem ter grandes resultados. E hoje ensinaremos como cuidar de plantas na água.
Estas opções costumam ser excelentes para quem busca dar um charme a um local específico da sua residência. Seja no banheiro, sacada, prateleira ou no quintal, as plantas na água requerem conhecimento para crescerem. Veja detalhes.
Quais plantas posso cultivar na água?
Antes de saber como cuidar de plantas na água, é fundamental entender quais tipos de espécies pode-se colocar nesta técnica. Assim, evitará apodrecimento de raízes, folhas, mau cheiro ou proliferação de pragas, incluindo do mosquito da dengue.
Entre as mais escolhidas pelos jardineiros está a jiboia. Uma muda excelente com um ramo cortado na diagonal pode crescer e ter uma aparência incrível. Para que funcione, escolha um ramo em um recipiente limpo com uma boa quantidade de água, mas nunca cheio.
Por outro lado, uma das plantas mais resistentes que podem ser cultivadas também na água, é a espada-de-São-Jorge. Para este processo, basta retirar as folhas da terra, lavá-las bem e colocá-las no líquido, até que a raiz mais grossa seja coberta. Enfim, resta cuidar para ter ótimos resultados.
Finalmente, outras espécies como lírios, costela de Adão e bambu, também são ótimas alternativas para decorar o seu lar com um tipo diferente de planta. Porém, para o perfeito desenvolvimento de cada um delas, é importante que o jardineiro saiba exatamente como cuidá-las.
Como cuidar de plantas na água?
Cientes sobre isso, aqui no Diário Prime separamos uma lista de questões que devem ser consideradas para um bom resultado. Primeiramente, antes de ter uma planta na água é importante que verifique o passo a passo para cada uma das espécies. Isso porque, algumas observações são necessárias na hora de colocá-las no recipiente.
Em seguida, é fundamental que se lembre de trocar a água frequentemente do recipiente, no mínimo, três vezes por semana. Se possível, higienize o recipiente sem deixar nenhum tipo de detergente que possa prejudicar o crescimento.
Por último, fique atento para notar mau cheiro, proliferação de insetos ou fungos, pois estas são questões que demandam atenção imediata. Pouco a pouco, verá o seu espaço com uma cara completamente nova contando com uma das plantas na água.
Comentários estão fechados.