Cultive margaridas no quintal e deixe o ambiente elegante e florido
Quer aprender a cuidar corretamente de margaridas e ter o quintal sempre cheio de flores? Veja o nosso passo a passo!
Mossoró — RN, 18 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — As margaridas são fáceis de plantar e cultivar. Pertencentes à família Asteraceae, são originárias da Europa, crescendo desde o clima mediterrâneo até o tropical. As flores de margaridas atraem borboletas e polinizadores e a melhor época para serem plantadas é no início da primavera ou no verão, principalmente em lugares de clima frio.
As margaridas florescem durante o ano inteiro em várias cores diferentes. Seus caules são longos e ramificados. Com cores verdes, elas podem chegar à altura superior a 1 metro e são plantas arbustivas, com folhagem verde médio a acinzentado.
Passo a passo de como cuidar de suas margaridas
As margaridas podem ser cultivadas em pleno sol ou sombra parcial e são tolerantes a condições variadas de solo, desde que esse seja bem drenado. Em geral, elas são plantas bastante resistentes e não precisam de muita atenção, se estiverem bem estabelecidas.
Essas plantas são resistentes à seca e não enfrentam muitas doenças ou pragas, tornando-se fácil seu plantio. Apesar disso, as margaridas são plantas perenes de curta duração, ou seja, elas só podem viver por alguns anos. Nesse sentido, para mantê-las, é necessário inserir plantas adicionais em seu jardim todos os anos.
Se plantadas em vaso, escolha um que tenha furos para que a planta não fique encharcada, evitando o apodrecimento de seu caule.
Antes de conhecer um pouco mais sobre as margaridas, não deixe de conferir outros artigos semelhantes a este aqui em nosso site Diário Prime.
Iluminação
As margaridas adoram iluminação solar e prosperam em ambientes de plena luz. Essas plantas podem se adaptar bem a ambientes com luz do sol parcial, mas se reproduzem melhor se expostas à plena luz solar. Essa planta não gosta de frio e, em caso de geadas, devem ser protegidas.
Solo
O solo mais adequado para o plantio de margaridas é aquele rico e fértil, pois garantirá uma estação com flores mais resistentes e saudáveis. Contudo, as margaridas também têm potencial de sobrevivência em solos mais pobres.
Regas
A rega das margaridas deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, evitando horários mais quentes. Desse modo, são preferíveis horários mais frios, como pelo início da manhã ou final do dia, tomando cuidado para que seu solo não fique encharcado. Isso porque, água em excesso pode favorecer o surgimento de fungos nocivos à planta.
Como é feita a poda das margaridas?
A poda desta planta deve ser realizada entre os meses de junho e agosto, sempre com o auxílio de tesouras afiadas e na diagonal dos galhos e folhas. É importante retirar as folhas secas conforme as plantas vão crescendo.
Para manter as flores das margaridas belas e saudáveis indica-se que, após sua floração, se faça o replantio delas em vasos ou canteiros diferentes, com solo preparado com os mesmos substratos utilizados em seu plantio.
Comentários estão fechados.