Take a fresh look at your lifestyle.

Aprenda a podar lantanas corretamente: após isso, suas flores ficarão belíssimas

Com nossas dicas de como podar lantanas, você terá lindas flores e uma planta super saudável durante todo o ano

Mossoró — RN, 29 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — Conhecida cientificamente como Câmera lantana, a planta é oriunda da América Tropical, mas comumente encontrada no Brasil, Uruguai e Argentina. Com cores chamativas, essa espécie é excelente para ter no jardim. Para isso, primeiro é necessário aprender como podar lantanas e somente assim, conseguirá mantê-las em casa.

Antes de saber como podar lantanas, ressaltamos que essa planta possui outros nomes aqui no Brasil. No popular, ela pode ser encontrada como lantana, Bandeira Espanhola, Flor de Duende, Três Cores ou Yerba de Cristo. Portanto, se em seu estado é conhecida por algum desses nomes, saiba que para podá-la, será necessário seguir a nossa técnica.

Como podar lantanas do jeito certo?

Assim como as demais plantas, essa espécie necessita de podas regulares para poder crescer bem. No entanto, cada planta possui as suas particularidades e, nesse sentido, uma técnica que pode servir para uma espécie, poderá não ser boa para outra.

Dessa forma, caso tenha dúvidas de como podar lantanas, saiba que alguns critérios devem ser levados em consideração para não a destruir. O primeiro passo a ser feito será identificar qual a espécie plantada.

Não precisa saber nome científico ou toda a história da planta, somente observar se ela é a do tipo duradoura ou aquela que só ocorre uma vez por ano. Logo após fazer essa identificação, o próximo passo será cortar as pontas cerca de 2 a 5 centímetros.

Com esse procedimento, as flores nascerão cada vez mais belas e as lantanas terão um crescimento adequado.

Aprenda a podar lantanas corretamente: após isso suas flores ficarão belíssimas/ Foto: Pixabay
Aprenda a podar lantanas corretamente: após isso suas flores ficarão belíssimas/ Foto: Pixabay

Qual o período ideal para realizar a poda?

Assim como as demais espécies de plantas, essa em questão também possui galhos definhados e folhas secas, que acabam dificultando a sua expansão e crescimento. Por esse motivo, o recomendado é realizar a poda nos meses que contemplam a primavera. Já no período de inverno, os cortes realizados nas pontas deverão possuir cerca de 6 a 10 centímetros.

A atenção deverá ser redobrada para podar lantanas no verão, uma vez que é o período onde há o maior crescimento das hastes. Desse modo, lembre-se sempre de destinar espaço suficiente para essa espécie. Isso porque, elas possuem um crescimento rápido e quando não são bem cuidadas, poderão definhar facilmente.

Se o local onde a planta está for pequeno, cada poda deverá resultar em cortes de um terço do tamanho da lantana. Desse modo, fica perceptível que a planta só sobreviverá com os nutrientes necessários, espaço e podas frequentes.

Com essas dicas do Diário Prime, você estará pronto para podar lantanas em casa, mantendo a planta viva e saudável por todas as estações do ano.

Comentários estão fechados.