Take a fresh look at your lifestyle.

Como plantar maxixe do jeito certo? Confira dicas de cultivo

Não há muitos segredos para plantar maxixe, no entanto, é sempre bom saber o passo a passo

Mossoró — RN, 14 de novembro de 2022, por Ruth Rodrigues — O maxixe é uma planta bastante típica das regiões Norte e Nordeste do país. Essa hortaliça é originária da África e é usada no preparo de carnes, temperos e outros pratos. Para plantar maxixe é importante saber que ela pode ser trepadeira ou rasteira, a depender de como é plantada e sua colheita é feita anualmente.

Antes de saber como plantar maxixe, saiba que esse fruto possui a casca na cor verde, formato oval com sementes achatadas e possui pequenos espinhos moles e sem pontas. Podemos consumir o maxixe cru, em saladas, ensopados, moqueca ou em cozidos com carne. Com seu sabor surpreendente, seu fruto pode ser usado até no preparo de farofas!

Confira o passo a passo de como plantar maxixe

O primeiro passo para plantar maxixe do jeito certo é escolhendo corretamente o local onde ele será plantado. Por ser uma planta natural de climas quentes, é importante que se escolha um local que tenha bastante luminosidade, com acesso direto à luz solar.

O maxixe pode ser plantado em diferentes tipos de vaso, mas o ideal é que sejam usados recipientes de argila. Este, por sua vez, deve ser furado na parte inferior para que a água da irrigação possa escorrer e a planta não fique encharcada.

Uma vez que o vaso esteja nas condições ideais, coloque uma camada de brita em seu fundo, pois essa camada ajuda no escoamento. Do mesmo modo, deve ser coberta por terra adubada de qualidade. Em seguida, coloque as sementes do maxixe, cubra-as com um pouco mais de terra e regue com água limpa e fresca.

Agora que sabe como plantar maxixe, saiba que em nosso blog há várias outras dicas semelhantes a essa! Não deixe de conferir.

Como plantar maxixe do jeito certo? Confira dicas de cultivo. Foto: Shutterstock
Como plantar maxixe do jeito certo? Confira dicas de cultivo. Foto: Shutterstock

Dicas de como manter a planta forte e saudável

O maxixe é uma planta considerada relativamente resistente, mas para crescer de forma forte e saudável, é importante observarmos suas necessidades naturais e respeitá-las.

Confira o que fazer após plantar maxixe

  • O maxixe precisa de luz solar em grande parte por dia e, por isso, procure colocar o vaso em um ambiente com acesso direto à iluminação solar. A planta precisa aproveitar o sol entre 4 e 6 horas todos os dias. Nesse sentido, recomenda-se o sol da manhã;
  • O solo deve ser leve, fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Por isso, adube o maxixe a cada 20 dias, utilizando húmus, esterco ou farinha de ossos;
  • A irrigação deve ser feita com frequência suficiente, a fim de manter o solo úmido, porém, de forma que não permaneça encharcado. Logo, é importante que se tenha brita na base do seu vaso.

Após plantar maxixe, como saber o momento de colher?

Depois de plantar as sementes, geralmente o maxixe começa a dar os frutos entre 50 a 80 dias. Isso, desde que tenha recebido quantidades de luz, calor, água e nutrientes ideais. Dessa forma, a colheita dos frutos destinados para consumo deve ser feita antes do desenvolvimento das sementes, quando são bem novos.

Contudo, para aproveitar o fruto em outras formas de consumo, como em cozidos ou assados, deve-se esperar até que estejam bem desenvolvidos. Ademais, o tamanho ideal dos frutos para colheita varia entre 3 cm e 7 cm de comprimento.

Enfim, seguindo todas as nossas dicas, você saberá como plantar maxixe em casa, como colher e usar no dia a dia!

Comentários estão fechados.