Take a fresh look at your lifestyle.

Como cultivar erva-mate no vaso? Confira dicas valiosas para cuidar dessa planta!

Aprenda a cuidar da erva-mate

Recife-PE, 20 de novembro de 2022, por Claudia Maciel. Que tal cultivar erva-mate em casa corretamente? Nativa da América do Sul, a planta erva-mate é coletada e preparada para ser consumida como chá.

Você descobrirá hoje como plantar essa erva em casa e também conhecerá suas características. A planta erva-mate pode ser cultivada com sucesso dentro de casa em vasos, mas tem requisitos bastante específicos para o plantio ao ar livre.

A menos que você more em uma região quente e úmida que recebe muita chuva, ela não será adequada para o seu jardim. Sendo assim, conheça um pouco sobre suas características e como cuidar da forma correta.

Características da erva-mate, uma planta centenária

Primeiramente, cada fruto dessa planta contém 4 ou 5 pequenas sementes amarelas e os pássaros são responsáveis por espalhá-las. Logo, se moídas, podem demorar um pouco para germinar. Confira outras características da planta:

  • Você colherá cerca de 2 a 3 anos;
  • A planta erva mate precisa de muita umidade e temperaturas amenas;
  • Ela possui folhas grossas de formato oval verde escuro com 12 centímetros de comprimento;
  • Algumas pessoas consideram que as sementes das plantas de erva-mate são difíceis de cultivar, porque precisam ser estratificadas ou resfriadas primeiro. Eles podem levar de seis meses a um ano para germinar;
  • Por último, ela é perfeita para ficar na janela, em plena luz do sol.

Dicas de cultivo dessa erva apreciada por todos

Como cultivar erva-mate no vaso? Confira dicas valiosas para cuidar dessa planta! - Fonte: Canva
Como cultivar erva-mate no vaso? Confira dicas valiosas para cuidar dessa planta! – Fonte: Canva

Primeiro, plante a erva mate no vaso em plena luz do sol, em solo rico e que seja bem drenado e argiloso. Assim, preserva, nessas condições, se houver mais umidade.

Também jamais deixe a planta seca, pois morrerá. Então, sempre regando com água, pois essa plantinha prospera em ambiente úmido.

Se você deseja estimular um crescimento pleno e saudável, sua erva-mate se beneficiará com a poda controlada. Dessa forma, as folhas começam a crescer excessivamente para fora, se não estiverem sendo cortadas.

Você pode comprar sementes e plantas de erva-mate em locais especializados em plantas culinárias. Não é comum, no entanto, encontrá-las em comércios locais. Você também pode conferir em mercearias orgânicas ou lojas de ervas online.

Os caules podem ser um pouco mais fáceis de começar. Porém, antes de cultivá-los, eles devem ser tratados com um hormônio de enraizamento para que o processo seja rápido e eficaz.

Agora que você aprendeu curiosidades e como cultivar erva-mate, mantenha os cuidados necessários e tenha uma planta saudável. Acesse mais matérias em nosso site e fique informado sobre jardinagem.

Comentários estão fechados.