#Plantas

Conheça a sálvia: o perfume do mediterrâneo cheio de benefícios

São Paulo, quinta-feira, 17 de março por Luca Ranoya – A sálvia, na linguagem informal, é o nome usado para caracterizar um grupo de espécies de plantas. De acordo com matéria escrita pela Stella Legnaioli, disponível no ecycle, existem muitos tipos de sálvia, cada uma com sua particularidade interessante. Inclusive, a própria chia, também conhecida como sálvia hispânica, faz parte do grupo das sálvias.

ID do canal inválida ou não há videos.

Hoje, particularmente, falaremos sobre a sálvia officinalis, aquela usada na gastronomia e em “simpatias” para depurar as energias do ambiente. Os benefícios se estendem além do sabor e aroma agradável. Confira! Se quiser saber mais sobre o nosso conteúdo gratuito, acesse o blog Vida de Casa.

Veja também: Mentruz: conheça os benefícios dessa planta para sua saúde

Conheça a sálvia o perfume do mediterrâneo cheio de benefícios – Reprodução Canva (1)
Escurecimento dos cabelos
Esse tipo de benefício não tem nenhum embasamento científico, porém está enraizado na crença popular e vale ser mencionado por pura curiosidade. O chá da sálvia, quando aplicado nos fios pode causar um efeito de escurecimento, deixando seu cabelo mais escuro!
Efeitos anti-inflamatórios
Primeiramente, a sálvia possui betacarotenos, polifenóis, antioxidantes e vitaminas que auxiliam no controle do estresse oxidativo. O simples fato de estarmos vivos, gera inflamação dentro do nosso corpo. Com isso, para que consigamos entrar em um estado de equilíbrio entre inflamação e desinflamação, produzimos alguns hormônios anti-inflamatórios e absorvemos (pela comida) outros compostos que neutralizam a primeira.

Em uma revisão feita pela Universidade de Ciências Médicas de Mashhad, sugeriu-se como conclusão, que o óleo essencial da sálvia, quando adicionado à cápsulas manipulas ou em uma infusão, poderiam reduzir o colesterol LDL. Além disso, em uma outra revisão publicada no jornal periódico da Associação Dental do Iraque, indicou que o bochecho com uma mistura de água e óleo essencial de sálvia pode amenizar os sintomas da gengivite.

Enfim, a sálvia possui compostos que podem auxiliar a memória e participar positivamente em tratamentos contra a sua degeneração. Um estudo publicado no Jornal de Medicina Tradicional e Complementar, sugeriu que ela tem um papel na melhora do poder cognitivo e da memória.

Veja também: A melhor receita de homus de 2022! Surpreenda seus amigos com esse prato delicioso
Como utilizar
A sálvia pode ser utilizada frita, refogada, picada na salada, em forma de chá ou em forma de óleo essencial para o uso tópico. Ainda assim, é importante mencionar que seu uso tem algumas contra-indicações, principalmente para grávidas. Dessa forma, não faça o uso da sálvia caso suspeite de alguma alergia, seja gestante e sempre esteja orientado por um médico ou nutricionista. Ademais, o óleo essencial de sálvia, por ser ainda mais concentrado, pode causar irritações se usado desmedidamente. Sendo assim, seja cuidadoso quando for usar!

E aí, curtiu a matéria? Por fim, fique com o vídeo do canal “Dicas de saúde Oficial” para mais curiosidades e informações interessantes sobre a sálvia.

Veja também: Apodrecimento de raízes: descubra as causas desse problema nas plantas

Lucca

Paulista, morando atualmente em São Paulo, entrei para o mundo da redação para blogs em 2021. No mesmo ano fui convidado para atuar como revisor e tenho trabalhado assim, desde então. Massagista em formação, atualmente trabalho com a escrita e revisão de posts sobre plantas, dicas de jardinagem, cultivo de plantas ornamentais e dicas para a vida caseira. Nos momentos de lazer, sou um músico apaixonado, amo cantar, tocar e compor. Nutrição, esporte e movimento são três grandes aspectos que compõe a maior parte da minha vida! Seja bem-vindo(a)!

Recent Posts

Quer saber como desencardir pano de prato? Aprenda agora as melhores misturinhas caseiras e nunca mais sofra esfregando

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Desencardir pano de prato não…

2 de junho de 2022

Aprenda como lavar amendoim com casca antes de cozinhar; conheça os benefícios dessa leguminosa

Porto Seguro, 02 de junho de 2022, por Daniela Mattos – Aprenda o jeito correto…

2 de junho de 2022

O bebe começou caminhar? Veja como deixar a casa mais segura para as crianças

Montes Claros, 02 de junho de 2022, por Hévila Meireles — Quando se trata de…

2 de junho de 2022

Conheça as frutas cítricas que possuem mais propriedades benefícas para sua saúde

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — As frutas cítricas são tradicionalmente…

2 de junho de 2022

Pó branco nas folhas das plantas: veja o que significa e como agir para protegê-las

Vargem Grande Paulista, 02 de junho de 2022, por Beatriz Ojeda — Jardineiros amadores e…

2 de junho de 2022

Babosa e óleo de coco: qual melhor? Aprenda como aplicá-las ao cabelo

Salvador, 02 de junho de 2022, por Samuel Ramires — Você costuma hidratar o cabelo…

2 de junho de 2022