Quantos pontos são necessários para ganhar vaga na Libertadores 2021?
Saiba também quais times têm mais chances de garantir vaga no torneio
O Campeonato Brasileiro está chegando em sua reta final. E, a cada rodada que passa, a expectativa aumenta quanto às definições que irão acontecer. Por exemplo, quem vai jogar a Copa Libertadores 2021? Saiba agora quantos pontos são necessários para conquistar vaga na próxima edição do torneio continental.
Maior competição de clubes das Américas, a Copa Libertadores é disputada pelas melhores equipes do continente sul-americano na temporada anterior, pois só conseguem espaço para jogá-la os times que terminaram seus campeonatos nacionais em posições altas.
Leia mais: Aos 35 anos, Diego Souza é o artilheiro isolado da temporada 2020/2021
No caso do futebol brasileiro, são sete vagas garantidas anualmente para a disputa do torneio continental mais prestigiado da Conmebol, sendo que uma delas é definida a partir do campeão da Copa do Brasil. E as outras seis são de acordo com a posição final da Série A.
Desde a instituição do G-6 no Campeonato Brasileiro, a disputa por vaga na competição sul-americana se tornou ainda mais equilibrada, por ter mais da metade dos times da Série A disputando um lugar dentro do tão sonhado grupo que jogará a Libertadores no ano seguinte.
Após as 30 rodadas já disputadas no Brasileirão, nove times disputam as seis vagas na edição de 2021 da competição continental de clubes. Mas, qual é a pontuação necessária para garantir um lugar no torneio? É o que veremos abaixo.
Quantos pontos são necessários para ganhar vaga na Libertadores 2021? Entenda (Foto:
Matemáticos indicam pontuação necessária para conquistar vaga na Libertadores 2021 via Brasileirão
Anualmente, vários matemáticos especialistas em cálculos de probabilidades do futebol indicam os percentuais das chances que os times possuem em determinadas competições, assim como também calculam a provável pontuação necessária para atingir um objetivo dentro do campeonato.
Por exemplo, a equipe de matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) faz os cálculos das duas formas. E usaremos como base o estudo que traça com quantos pontos um time vai conseguir se classificar para a próxima Libertadores.
Segundo o estudo, a pontuação que garante vaga na Libertadores com 100% de chances é 67 pontos.
Mas, restando apenas 24 pontos a serem disputados pela maioria dos times do campeonato, poucas equipes devem chegar a esta pontuação.
Leia também: Não foi só Adílson: relembre treinadores que tiveram problemas de saúde
Pontuações que também devem garantir vagas na competição internacional
O estudo feito pelos matemáticos também mostra o percentual de chances que cada pontuação tem de garantir um time classificado para a Libertadores.
De acordo com os cálculos, é provável que os times que conseguirem atingir a marca de 61 pontos terminem o campeonato entre os seis melhores colocados.
A partir de 62 pontos ganhos no Campeonato Brasileiro, as equipes possuirão mais de 93% de chances. Confira:
61 pontos – 84% de chances
62 pontos – 93,7% de chances
63 pontos – 98,2% de chances
64 pontos – 99,6% de chances
65 pontos – 99,94% de chances
66 pontos – 99,99% de chances
67 pontos – 100% de chances
Os times que atualmente estão na disputa pelo G-6 do Brasileirão
Confira agora o percentual de chances que cada um dos nove concorrentes às seis vagas da Libertadores têm de conquistar uma vaga:
São Paulo – 99,1% de chances
Internacional – 98,7% de chances
Atlético Mineiro – 96,3%
Grêmio – 84,9%
Palmeiras – 72,4%
Flamengo – 72,3%
Fluminense – 31,9%
Santos – 23,1%
Corinthians – 19%
Leia ainda: Quem É Claudinho? Um Dos Destaques Do Red Bull Bragantino Na Temporada
Comentários estão fechados.