Take a fresh look at your lifestyle.

Planetário do Rio aberto para as instruções em curso presencial

Veja a programação de futuros cursos ministrados pelos astrônomos

Rio de Janeiro, 26 de julho de 2022, por Priscila Lívia — Curso astronômico chama a atenção no planetário do Rio para o segundo semestre de 2022. Confira no blog Diário Prime, planetário do Rio aberto para as instruções em curso presencial.

Planetário do Rio aberto para as instruções em curso presencial: próxima aula é astronomia islâmica

Acompanhe a leitura para descobrir quais os próximos temas que estão ministrados na volta do curso presencial do planetário e como se inscrever para as aulas.

Qual o motivo da escolha desse tema?

Segundo os responsáveis pela disponibilização dos cursos no planetário do Rio, seguir as comemorações do ano novo da cultura muçulmana que se inicia na sexta-feira. Assim, tem como principal objetivo da ministração do curso sobre astronomia islâmica, entender as principais diferenças entre o calendário seguidos por diversos países dessa cultura e o calendário seguido pelo ocidente. Desse modo, o calendário lunar é predominante na cultura islâmica, enquanto no ocidente usa-se o calendário solar.

Além disso, o curso planeja ministrar na aula o ensino da observação da lua, mas sem a utilização do telescópio. Contudo, por ser uma atividade que exija boas condições climáticas para plena observação da lua, a aplicação ainda é incerta.

Quando as aulas se iniciam?

Como dito, a próxima turma será feita a fim de estudar e entender a astronomia do ponto de vista da cultura muçulmana. As aulas para quem se inscrever começarão no dia primeiro de agosto de 2022. Assim, para quem tiver interesse em participar de tal curso basta se inscrever no site do planetário, ou seja,  http://planeta.rio/cursos/, com data limite até a próxima sexta-feira dia 29 de julho de 2022.

Ademais, todos os cursos disponibilizados pelo planetário. Então tem como planejamento aulas de duram de 3 a 4 dias, entre segunda-feira e quinta-feira. Geralmente as aulas são na parte da noite, entre 19:30 a 21:00. O foco será em câmeras que usam controles de exposição manual e mirrorless, e até celulares.

Qual outro curso será ministrado?

Segundo a programação do planetário do Rio, os cursos devem-se ministrados até o mês de novembro e são planejados diversos temas. Como, astronáutica, cosmologia, sistema solar, física e astronomia cultural.

Ademais, a próxima turma, após a turma de atronomia islâmica, se inicia no dia 5 de agosto e tem como planejamento o estudo da astrofotografia. Nesse tema, os estudantes irão ser introduzidos aos diferentes manejos de câmeras fotográficas e irão aprender a fotografar os atros utilizando até mesmo os próprios celulares.

Comentários estão fechados.